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Após crime brutal, motoristas baianos querem alterações no Uber e 99pop

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Reclamações vieram à tona após o assassinato do motorista e policial militar Marcos Antônio, do 99pop, na noite de sexta-feira (2)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/11/2018, às 09h34   Henrique Brinco



Os motoristas por aplicativos da Bahia pedem que as empresas, principalmente a Uber e 99pop, ofereçam novos recursos para dar mais segurança aos trabalhadores durante as viagens. As reclamações vieram à tona após o assassinato do motorista e policial militar Marcos Antônio, do 99pop, na noite de sexta-feira (2). De acordo com informações da polícia, a vítima desapareceu com o veículo após levar um passageiro no bairro de Pau da Lima por volta das 23h.
A Associação de Motorista Particulares e Profissionais Autônomos do Estado da Bahia (Ampaba) emitiu nota solicitando às empresas e ao Poder Legislativo a implantação de medidas de segurança para os motoristas e usuários desse tipo de serviço. Eles elaboraram uma lista com sugestões de mudanças nas plataformas.
Seriam criadas camadas de seguranças com informações dos usuários como: CPF verificado; Foto do usuário; Comprovante de endereço;  Selfie com documento de identificação pessoal; Exibir perfil do usuário com quantidade de viagens, avaliações e comentários; Exibir destino da corrida; Motorista selecionar o tipo de pagamento a ser recebido (cartão, débito, voucher, espécie); Informar corrida para titular ou terceiros.
Anderson Amorim, coordenador da Ampaba, destaca ao BNews que os motoristas estão expostos diariamente aos riscos. "A Uber não mostra o destino ao motorista. A 99pop mostra isso. É uma questão de segurança. Também gostaríamos de ter disponibilizada a foto do passageiros e que os dados fossem verificados", afirma.
Ele também pede que o histórico do passageiro também seja mostrado aos motoristas. "Precisamos de mais camadas de segurança", pede. "Usuários novos também não são mostrados aos motoristas. As empresas justificam que essa medida é para que os motoristas evitem pegar esses passageiros. Se as empresas avisarem aos motoristas que o cadastro é verificado, daria mais segurança".

Procuradas pela reportagem BNews, apenas a 99pop se pronunciou. "A 99 informa que é uma empresa genuinamente preocupada com a segurança de seus passageiros e motoristas. O assunto é prioridade máxima do aplicativo, e um de seus três pilares fundamentais (promover transporte rápido, econômico e seguro). Para garantir que o serviço seja seguro, a 99 montou uma equipe especialmente dedicada, composta por mais de 50 pessoas incluindo ex-militares, engenheiros de dados e até psicólogos. O time trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, cuidando exclusivamente da proteção dos usuários. O app usa tecnologia de ponta para focar especialmente em prevenção", diz a empresa.

Amorim também quer que as empresas deem maior amparo aos trabalhadores. "Para a empresa é cômodo cadastrar qualquer pessoa no aplicativo e o ônus ficar só com o motorista. A gente tem ocorrências diárias. É celular roubado, carro roubado... E o motorista fica sem renda e desamparado pela empresa. A resposta que a gente escuta deles é 'isso é problema de segurança pública'. Quer dizer que eu sou assaltado dentro de um shopping e vão dizer que é problema de segurança pública? A empresa tem que ter sua responsabilidade nisso".
Crime brutal
O carro do policial, que trabalhava no quartel dos aflitos, foi localizado após o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) ser acionado para combater um incêndio na Avenida 2 de julho, na Via Regional. Além disso, os seguranças da obra, próximo ao local do incêndio, informaram que ouviram gritos de socorro e disparos em seguida.  
O corpo da vítima foi encontrado, nas imediações, amarrado, com marcas de disparos e corte no pescoço. Em nota, a 99 informa que está apurando o ocorrido e se encontra aberta para colaborar com as autoridades. No texto, a empresa diz que se solidariza com a família da vítima e lamenta profundamente esse e qualquer caso de violência.
Confira aqui a nota completa enviada pela 99pop:

POSICIONAMENTO 99POP

A 99 informa que é uma empresa genuinamente preocupada com a segurança de seus passageiros e motoristas. O assunto é prioridade máxima do aplicativo, e um de seus três pilares fundamentais (promover transporte rápido, econômico e seguro).

Para garantir que o serviço seja seguro, a 99 montou uma equipe especialmente dedicada, composta por mais de 50 pessoas incluindo ex-militares, engenheiros de dados e até psicólogos. O time trabalha
24 horas por dia, sete dias por semana, cuidando exclusivamente da proteção dos usuários.

O app usa tecnologia de ponta para focar especialmente em prevenção. 

Conheça algumas das funcionalidades desenvolvidas:

Inteligência artificial que monitora o perfil das chamadas, podendo identificar situações de risco e bloquear o acesso à plataforma.

Mapeamento de áreas de risco que envia aos motoristas notificações sobre zonas perigosas. O levantamento envolve estatísticas internas da empresa e dados externos das Secretarias de Segurança Pública.

Canal de atendimento exclusivo para incidentes de segurança no 0800-888-8999. A assistência oferece auxílio imediato -- que pode incluir o envio de um carro em ocorrências em que o veículo tenha sido
levado, por exemplo.

O aplicativo pede que todos os passageiros coloquem CPF ou cartão de crédito antes da primeira corrida.

Condutores podem optar por não receber pagamento em dinheiro. A empresa acredita que é importante dar essa liberdade aos parceiros para que eles tomem a melhor decisão baseados nos próprios contexto e experiência.

O app realiza rodadas de treinamento para condutores, em que apresenta um curso especial com dicas práticas de proteção.

Atualizada em 5/11

Classificação Indicativa: Livre

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