Cidades

Funcionários da empresa Bomix paralisam atividades em protesto contra demissões e assédio moral, afirma Sindiquímica

Ascom / Sindiquímica
Recentemente, a Bomix foi condenada pela Justiça a ressarcir valores descontados nos contracheques   |   Bnews - Divulgação Ascom / Sindiquímica

Publicado em 04/02/2019, às 15h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Cerca de 400 funcionários da empresa Bomix decidiram paralisar as atividades na manhã desta segunda-feira (04). Segundo diretores do Sindiquímica, a greve é geral e tem como objetivo protestar contra as demissões e práticas de assédio moral. Os trabalhadores deverão voltar ao trabalho amanhã e estão concentrados no portão que dá acesso à empresa, em Simões Filho (CIA).

De acordo com o Sindiquímica, na sexta-feira (1°), o funcionário da empresa e diretor do sindicato, Otacílio dos Santos Filho, foi demitido apesar de possuir estabilidade por ser dirigente sindical. A demissão de Otacilio provocou indignação dos colegas de trabalho que decidiram paralisar as atividades em protesto contra a decisão da direção da empresa. As demissões vêm sendo praticadas desde o ano passado.  

Os funcionários denunciam também práticas de assédio moral e perseguições. Recentemente, a Bomix foi condenada pela Justiça a ressarcir valores descontados nos contracheques de alguns operadores por defeitos em baldes plásticos.e outros materiais. Outra irregularidade praticada pela empresa é pagar o vale refeição dos novos contratados  depois de três meses de trabalho e não pagamento das horas extras, informa o Sindiquímica.

O Sindiquímica, entidade que representa a categoria, esclarece que muitas vezes têm recorrido à Justiça do Trabalho contra a Bomix para assegurar direitos dos trabalhadores e denunciar pelas práticas de assédio moral e antissindicais. Uma das dificuldades enfrentada pela entidade sindical é a falta de diálogo por parte da empresa.  

A reportagem ligou para Bomix pela manhã, que solicitou o retorno da ligação às 13h30, horário no qual uma assessoria de imprensa iria responder ao BNews. Mas, desde o início da tarde o BNews tenta falar com a Bomix e as ligações não estão sendo atendidas. 

Bomix
Fundada na Bahia em 1996, a Bomix iniciou suas operações com apenas duas injetoras, uma máquina semiautomática de serigrafia e 16 colaboradores. Hoje, o Grupo Bomix, líder no setor de embalagens plásticas no Brasil, possui o maior parque fabril da América Latina na produção de baldes industriais em cores e formatos diversos além de uma avançada central de logística e distribuição das embalagens. Para garantir entregas rápidas e eficientes em todo país, a Bomix dispõe também de uma transportadora própria, a Bomixlog.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp