Cidades

Multifacetado, Jorge Portugal colecionou composições; relembre algumas músicas

Reprodução
Professor e ex-secretário de Cultura da Bahia morreu na noite desta segunda-feira  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 04/08/2020, às 07h05   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

É difícil saber ao certo quantas gerações foram marcadas pelos ensinamentos do professor Jorge Portugal, desde os aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) às aparições na televisão com o Aprovado.

Mais tarde, ficou também conhecido como o secretário de Cultura da Bahia, mas muita gente esquece de uma das facetas do santamarense, que morreu na noite desta segunda-feira (3): as composições.

Como bem lembrado por Caetano Veloso, que também é filho de Santo Amaro, Jorge Portugal deixou um legado muito maior do que o português e o amor pela Bahia. Ele deixou as letras de inúmeras canções, muitas delas em parceria com Roberto Mendes, mais um que veio do Recôncavo.

O BNews reuniu algumas das composições de Jorge Portugal, como uma forma de homenagear ele e o legado deixado a todos os baianos.

A Massa
Composição em parceria com Raimundo Sodré, A Massa ficou em 3º lugar no Festival MPB Shell da TV Globo, em 1980.

Maio 68
Também em parceria com Raimundo Sodré, a música Maio 68 traz mais explicitamente uma referência à ditadura militar no Brasil e na América Latina.

Só se vê na Bahia
A canção, que é uma parceria de Jorge Portugal com Roberto Mendes, de popularizou como a vinheta tradicional da Rede Bahia, afiliada da Globo no estado.

Alegria da Cidade
Essa aqui não deve existir um amante do samba reggae que não já tenha cantarolado. A música foi escrita ao lado de Lazzo Matumbi e regravada por inúmeros artistas, a exemplo de Margareth Menezes.

14 de maio
Outra parceria com Lazzo, essa música narra o dia após a abolição da escravidão - “No dia 14 de maio ninguém me deu bola. Eu tive que ser bom de bola pra sobreviver”.

Iluminada
Mais uma canção feita em parceria com o também santamarense Roberto Mendes e imortalizada na voz de outra filha do Recôncavo, Maria Bethânia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp