Cidades

BNews 10 anos: Confira os fatos jornalísticos que marcaram a Bahia

Arquivo
Incêndio, temporal, morte de pessoas ilustres e até fatos engraçados ficaram na memória dos baianos  |   Bnews - Divulgação Arquivo

Publicado em 23/09/2020, às 18h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de relembrar os dez fatos que mais marcaram a cobertura jornalística em Salvador, o BNews fez um levantamento dos fatos que mais marcaram a Bahia nos últimos dez anos.

Incêndio, temporal, morte de pessoas ilustres e até fatos engraçados ficaram na memória dos baianos e fizeram partes dos 10 anos do BNews. Relembre:

Morre Dona Canô Veloso 
No dia 25 de dezembro de 2012 morreu Dona Canô Veloso, na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano. Mãe de oito filhos, dentre eles, os cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, Dona Canô morreu aos 105 anos e era muito querida pelos baianos. 

Forte incêndio atinge o Vale do Capão, na Chapada Diamantina
Em 10 de janeiro de 2013 um incêndio de grandes proporções atingiu a região do Vale do Capão, na Chapada Diamantina. As chamas atingiram o município de Palmeiras, a nascente do Riachinho e a Serra dos Cristais. Segundo a Brigada Voluntária do Vale do Capão, as chamas atingiram pelo menos o equivalente a 500 campos de futebol nas comunidades do entorno da região.

Temporal causa 17 mortes e deixa 600 pessoas desabrigadas em Lajedinho
Um temporal que ocorreu em dezembro de 2013 deixou 17 pessoas mortas e 600 desabrigados no município de Lajedinho, na Chapada Diamantina. Dentre as vítimas, alguns corpos foram arrastados pela enxurrada e foram encontrados a 8 km de distância, no município de Ruy Barbosa. Na época, uma equipe de reportagem do BNews viajou para a cidade, que fica a 350 quilômetros de Salvador, para fazer a cobertura do fato.

Morre escritor baiano João Ubaldo Ribeiro
No dia 18 de julho de 2014 morreu o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro. Apesar de ter morrido no Rio de Janeiro, João Ubaldo se tornou um ícone da literatura baiana, já que nasceu em Itaparica, na Bahia. O escritor também foi professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), além de ter sido editor-chefe do jornal Tribuna da Bahia, chefe de reportagem do Jornal da Bahia e colunista do Jornal A TARDE.

Chamas atingem tanque em refinaria na cidade de Madre de Deus
Em setembro de 2015, um tanque de combustível na Refinaria Landulpho Alves (RLAM), na cidade de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ficou em chamas. O fato gerou pânico no local e moradores de áreas próximas precisaram ser retirados de casa por medidas de segurança.

Incêndio atinge casarão tombado pelo Iphan em Cachoeira
Um dos fatos que mais chocou os baianos nos últimos dez anos foi um incêndio que ocorreu em um casarão tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan),no município de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia,  em 12 de junho de 2016. O incêndio causou a morte de dois irmãos, um de 3 e um de 4 anos. Segundo a polícia, o fogo foi causado por fogos de artifício usados pelas crianças dentro do quarto.

Prefeitura de Jequié entrega mochilas maiores que os alunos e vira piada
Quem não se lembra da história das mochilas gigantes de Jequié que viraram piada na internet? As mochilas foram distribuídas pela prefeitura e eram quase do tamanho das próprias crianças, gerando muitos memes nas redes sociais.

Barragem rompe no interior da Bahia 
Uma barragem rompeu, em 11 de julho de 2019, no povoado de Quati, na cidade de Pedro Alexandre, situada a 435 quilômetros de Salvador. Por conta da quantidade de água que invadiu a cidade, a prefeitura decretou situação de emergência e calamidade pública. Na época, casas ficaram inundadas e aulas da rede pública precisaram ser suspensas.

Bahia confirma primeiro caso de coronavírus
A notícia que mudou completamente a vida dos baianos nos últimos dez anos foi, sem dúvida, a confirmação do primeiro caso de coronavírus na Bahia. A informação foi divulgada no dia 6 de março desse ano pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Villas-Boas. O primeiro caso foi registrado no município de Feira de Santana, situado a 110 quilômetros de Salvador, em uma mulher que voltou de férias da Itália.

Amargosa registra tremor de magnitude 4.2
Além do coronavírus, 2020 trouxe outros fatos inusitados, como terremotos de magnitudes de 4.2 e 3.7 na escala Richter, no município de Amargosa. A equipe do BNews também foi ao local para fazer a cobertura completa do fato.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp