Blitz BNews

Sem saber, banhistas enfrentam sérios riscos em praias de Salvador: assista

Publicado em 27/01/2017, às 07h59   Diego Vieira


FacebookTwitterWhatsApp

Uma das estações mais esperadas do ano, o verão costuma ser palco de reuniões de famílias e amigos para aproveitar os dias ensolarados nos quase 50 quilômetros de praias de Salvador. Mas, antes de se refrescar com o banho de mar é necessário tomar alguns cuidados.
Na capital baiana, nove praias, em média, são classificadas, semanalmente, como impróprias para o banho. No entanto, muitas vezes as pessoas não sabem dessa informação. Pensando nisso, a Blitz Bocão News percorreu a orla marítima de Salvador para saber como anda a qualidade da água do mar.
De acordo com o levantamento realizado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), as praias recebem essa classificação quando apresentam alta concentração de bactérias. É o caso de Patamares. A região é uma das que mais aparece na lista de não indicadas para os banhistas."Passeando pela praia com a minha esposa percebemos essa situação caótica e nós evitamos prolongar a caminha em função do medo de contrair alguma doença contagiosa", disse o economista Pedro Fiscina, frequentador da praia de Patamares.
A situação a que ele se refere é a água suja que sai de um córrego próximo ao posto de salva-vidas e que tem deixado os banhistas em alerta.
Água poluída tem deixado banhistas em alerta na praia de Patamares
Conforme o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), uma praia é considerada imprópria para banho quando apresenta cerca de 2.500 coliformes termotolerantes em apenas uma análise ou quando apresentam em 20% das amostras coletadas em cinco semanas consecutivas mais de mil coliformes fecais. 
Eduardo Topázio, coordenador de monitoramento do Inema
Segundo Eduardo Topázio, coordenador do Inema, o clima da cidade contribui para o resultado das análises. "O que nós observamos em Salvador é que há variações em função do clima. Quando chove piora, já quando está com muito sol melhora a situação das praias de Salvador", explicou.
Rio poluído deságua na praia da Boca do Rio
Além de Patamares, as praias da Boca do Rio e da Cidade Baixa também aparecem frequência na lista de inadequadas para o banho. No caso da Boca do Rio, foi classificada como imprópria durante todo o ano passado. "Dá sempre imprópria exatamente por causa do rio que chega na praia da Boca do Rio. Outro problema que temos é na Cidade Baixa, onde tem pequenos rios que também chegam muito contaminados em todo percusso do Subúrbio Ferroviário", disse o coordenador.
Apesar dos alertas, é bastante comum se deparar com pessoas tomando banho nessas praias. De acordo com a dermatologista Daniela Costa, o contato com essa água pode ocasionar diversos danos à saúde dos banhistas."Os riscos são muito grandes, mas os principais são referentes a diarreia, vômitos e até complicações sérias por conta do risco de desidratação. Então, a pessoa deve evitar o contato com essa água e lembrar também que o contato com areia é perigoso", alertou.
Participe da Blitz Bocão News. Para sugestões de reportagens envie um email para: [email protected]
Publicada originalmente em 26/01 às 13h59

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp