BNews Agro

No Dia do Agricultor, Abapa lança campanha sobre funções do produtor rural: "vão além de plantar e colher"

Divulgação/SDR
Dia do Agricultor é celebrado nesta quarta-feira   |   Bnews - Divulgação Divulgação/SDR

Publicado em 28/07/2021, às 12h29   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quarta-feira (28), Dia do Agricultor, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) lançou uma campanha comemorativa, em que aborda as diversas tarefas realizadas pelos agricultores que, para dar conta da sua missão, muitas vezes, precisam assumir funções que vão muito além de plantar e colher.

O texto do anúncio e do spot de rádio é uma alusão aos programas, desenvolvidos pelos cotonicultores do Oeste da Bahia, que trazem benefícios para toda a comunidade, seja para esta ou para as próximas gerações: Parabéns a você que alimenta e ajuda a vestir o mundo, mas que também constrói estradas, recupera nascentes, cuida do meio ambiente, gera emprego, renda e desenvolvimento social.

“São tópicos gerais, que podem ser desdobrados em muitos outros, como por exemplo, a qualificação profissional”, diz o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, referindo-se ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Treinamento da Abapa.  Com seus parceiros, a Abapa, através do CT, tem ajudado a desenvolver a carreira de muitos profissionais locais, aumentado sua empregabilidade, pelo oferecimento de cursos gratuitos com foco no mercado regional de trabalho.

LEIA TAMBÉM:Governo Bolsonaro usa foto de homem armado para homenagear o Dia do Agricultor

Bergamaschi lembra ainda que, muitas vezes, para garantir a eficiência na produção e ajudar o país a cumprir sua missão de grande provedor mundial de alimentos e fibras, os agricultores têm de investir até mesmo na logística. “É o caso do programa Patrulha Mecanizada, de recuperação de estradas vicinais, que agora passou também a asfaltar estas vias. Por elas trafegam a produção das fazendas e os insumos, conectando as unidades produtivas às rodovias estaduais e federais. Estas obras não atendem apenas aos produtores. Por estas vias passam milhares de pessoas das comunidades locais ou de fora, e a qualificação das estradas se estende a todas elas, trazendo economia de tempo, segurança, conforto e muito mais”, afirma.

As ações de responsabilidade social e ambiental também estão no escopo das ações da Abapa, como o programa de Recuperação de Nascentes, que a entidade desenvolve em parceria com a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). “Cuidar do patrimônio hídrico é essencial para o produtor rural, porque não se faz agricultura sem água. Mapeamos, diagnosticamos e, se preciso, recuperamos as nascentes, que são a garantia da preservação dos rios e manutenção dos ecossistemas. Este ano, fomos até premiados nacionalmente por esta iniciativa, com o reconhecimento da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a ANA. Isso é cuidar do próximo e pensar no futuro”, argumenta Bergamaschi. A Abapa desenvolve ações, através de projetos, com apoio do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro) e Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

O presidente da Abapa frisa que seria impossível fazer tudo isso, se a busca pela qualidade e sustentabilidade não começasse dentro da própria fazenda. “Trata-se de uma mentalidade que perpassa os planos individual e coletivo. Ser agricultor é missão, responsabilidade e compromisso. Nada mais justo que um dia no calendário para homenageá-lo", finaliza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp