BNews Agro

Campanha contra a Febre Aftosa vacina mais de 10 milhões de animais na Bahia

Divulgação/Seagri
A Bahia já possui o status de Livre da Aftosa Febre Aftosa com Vacinação, atestado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), há 21 anos  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Seagri

Publicado em 14/08/2021, às 11h38   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Mais de 10,6 milhões de animais foram vacinados na 1ª etapa de vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia, encerrada no último dia 01 de Agosto. Isso representa 93,36% do total de bovinos e bubalinos do estado. Os dados são da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

A Bahia já possui o status de Livre da Aftosa Febre Aftosa com Vacinação, atestado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), há 21 anos e a meta é ultrapassar essa classificação.

“A vacinação contra a Febre Aftosa superou mais uma vez as expectativas, mostrando que a integração entre setor produtivo e Governo traz bons resultados”, comemorou o diretor geral da Adab, Oziel Oliveira, lembrando que todo o esforço tem o objetivo maior de alcançar o status de Zona Livre de Aftosa Sem Vacinação até 2023. “Será um marco para a agropecuária na Bahia e uma grande vitória para o segmento, com possibilidade de abertura de mercados e ganhos reais para o produtor. Por isso, vamos buscar essa conquista, apostando na competência do corpo técnico da Adab e na união dos pecuaristas”, completou o diretor. 

Na avaliação do diretor de Defesa Animal da Adab, Carlos Augusto Spínola, as dificuldades durante a campanha foram enfrentadas com criatividade nas estratégias de divulgação, fiscalização da venda e declaração da vacinação. “Temos equipes eficientes que, aliadas à conscientização dos produtores, resultou em um processo dinâmico e positivo, com participação em massa de toda a cadeia produtiva”, enfatizou Spínola. 

Estratégias

De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), a Bahia sempre imunizou seu rebanho acima de 90%, conforme determinação preconizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “A atividade do serviço veterinário oficial requer responsabilidade compartilhada, fiscais atuantes, respostas rápidas às demandas e, fundamentalmente, trabalho em conjunto com os pecuaristas baianos”, aponta o Coordenador do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA-BA), José Neder.

Matérias relacionadas:

Vacinação contra Febre Aftosa vai até 30 de junho na Bahia

Bahia segue há 24 anos sem casos de febre aftosa; vacina é “principal arma” para controlar a doença

Bahia recebe 1, 2 milhão de doses da vacina contra aftosa e amplia campanha até 16 de julho

Ainda segundo a Seagi, durante o período da vacinação, as equipes da Adab avaliaram rotineiramente o desenvolvimento do cronograma de atividades, realizando os ajustes necessários em cada um dos 27 territórios. “Temos muito respeito com este trabalho porque sabemos o tamanho do patrimônio agropecuário da Bahia. Por isso as ações nos escritórios são realizadas com todos os cuidados e orientações aos criadores e trabalhadores rurais”, salientou Neder. 

A vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia foi iniciada no dia 01 de Maio e teve um calendário diferente com duas prorrogações, sendo a primeira até 30 de Junho e a segunda até 16 de Julho. O prazo final para a compra e a declaração de vacinação dos animais ficou estabelecido até o dia 01 de Agosto em qualquer um dos 384 escritórios da Adab. E, desde o dia 02 de Agosto, o produtor só pode comprar vacina e imunizar seu rebanho mediante autorização da Agência.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp