BNews Folia

Blocos de samba representam história e tradição no Carnaval de Salvador

Publicado em 27/02/2014, às 18h54   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

“Quem não gosta de samba, bom sujeito não é”, já dizia o cantor e compositor Dorival Caymmi em uma de suas mais famosas canções. Sendo assim, este ritmo tão tradicional da música brasileira não poderia ficar de fora do Carnaval de Salvador. Reunindo uma legião de fãs fiéis que desfilam pelo circuito contagiando a todos com sua alegria, os blocos de samba já são parte importante da folia soteropolitana, já sendo tradição os desfiles na quinta e sexta-feiras de Carnaval. 
São quase 20 blocos de samba que desfilam no circuito Osmar (Campo Grande).
Um dos mais antigos, o Alvorada, foi criado por um grupo de amigos em janeiro de 1975, no bairro de Nazaré. Hoje, é um dos principais responsáveis pela sobrevivência do samba no Carnaval, após ter incentivado o surgimento de inúmeros outros blocos. Nomes como Jorge Aragão, Neguinho da Beija-Flor e Nelson Rufino, grandes figuras do samba nacional, já fizeram a alegria de foliões com sucessos que embalaram seus quase 40 anos de história.
O Alerta Geral, que em 2014 completa 20 anos de história na folia, é um dos mais tradicionais e mais aguardados blocos de samba todos os anos. Ao longo dos anos, vem acumulando inúmeras conquistas e prêmios, como o Troféu Dodô e Osmar por Melhor Bloco de Samba nos carnavais de 2006 a 2011, o Troféu Eu Sou o Samba por bloco sensação do Carnaval 2007 e melhor agremiação da categoria nos anos de 2006, 2008 e 2009, além do Troféu Castro Alves como Melhor Bloco de Samba em 2009 e 2010.
Com foliões vestidos de camisa, calça branca e chapéu Panamá, trajes característicos dos grupos de samba, o Amor e Paixão é comandado pelo sambista baiano Nelson Rufino, que em 2013 comemorou 50 de carreira. Este ano, o bloco completa 10 anos de fundação, que serão comemorados com o samba de Mariene de Castro, Nelson Rufino e o grupo Batifun.
Programação

Quinta-feira
Alerta Geral
Saída: 20h20
Atrações: Dudu Nobre/ Diogo Nogueira / Fora da Mídia
Pagode Total
Saída: 20h40
Atrações: É o Tchan/ Banda Pagode Total
Amor e Paixão
Saída: 21h40
Atrações: Nelson Rufino/Batifun/ Sangue Brasileiro/ grupo Movimento
Proibido Proibir
Saída: 22h15
Atrações: Grupo Katulê/ Alexandre Vidal/ Celsio Luis/ Amizinho
Bloco Samba e Folia
Saída: 0h15
Atrações: Péricles
Sexta-feira
Alvorada
Saída: 21h20
Atrações/; Roberto Mendes/ Aloísio Mendes/ Bambeia/ Elcio Luis/ Rinaldo o Príncipe do Pagode/ Gal do Beco
Reduto do Samba
Saída: 21h40
Atrações: Harmonia do Samba
Samba Popular
Saída: 23h
Atrações: Mumuzinho/ RG do Partido/ Amizade Partidária
Clube do Samba
Saída: 23h15

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp