BNews Pet

Como manter a saúde mental dos pets?

Westend61/Getty Images
Necessidades emocionais podem determinar o bem-estar de um animal de estimação e, portanto, sua felicidade  |   Bnews - Divulgação Westend61/Getty Images

Publicado em 13/03/2021, às 09h42   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

A saúde mental tem sido bastante discutida por médicos e pela sociedade como um todo, principalmente durante a pandemia da Covid-19. Mas assim como os seres humanos, os animais também ficam tristes, ansiosos e depressivos, por isso eles não podem ser esquecidos, pois o bem-estar deles também deve ser uma preocupação para os tutores.

As necessidades emocionais podem determinar o bem-estar de um animal de estimação e, portanto, sua felicidade. Confira dicas de como manter a saúde mental do seu pet.

Seu pet precisa de companhia 
A socialização do cão e do gato com outros animais precisa acontecer para que ele tenha uma saúde mental em dia.
É necessário proporcionar atividades para que o cão possa sair com outros cães, possa passear, possa fazer amizades e conhecer novos amigos. Já os gatos, é bom ter outro da mesma espécie por perto, ajuda a afastar um pouco a solidão deles caso fiquem sozinhos em casa. Muitos veterinários indicam que, ao invés de ter um gato, tenha dois.

Escutar música 
A música é um verdadeiro aliado dos bichinhos. Melhora o humor ajuda a diminuir o estresse e ansiedade do animal. O ideal é que a altura seja de som ambiente e com músicas calmas.

Faça visitas regulares ao médico veterinário
Para a saúde mental do animal ir bem, a saúde física também precisa de atenção. Por isso, visitas ao médico veterinário são de extrema importância para manter o seu pet feliz e saudável. Se ele sofre de ansiedade ou algum comportamento compulsivo, o profissional pode fazer com ele um tratamento com aromaterapia, o que pode ajudar muito na saúde mental dele e também no bem-estar. Além disso, é necessário manter as vacinas e vermífugos sempre em dia.

Assistir televisão
Você sabia que existem canais dedicados exclusivamente aos companheiros de quatro patas? Possuem imagens e sons gravados especialmente para eles. Mas nada de deixar os animais em frente a TV por muito tempo, isso também pode prejudicá-los.

O pet precisa de um tempo sozinho 
Manter o pet ativo e mentalmente estimulado é de extrema importância, mas o peludo também pode precisar de tempo para si. Se eles não estão acostumados com o tutor em casa o tempo todo, por exemplo, eles podem precisar de um espaço extra longe e isso é absolutamente normal. Assim, quando ele estiver brincando sozinho ou até mesmo tirando um cochilo, é importante não incomodá-lo. Esse tempo é essencial para manter a saúde mental do animal em dia.

Massagem em forma de carinho
Coloque seu gato ou cachorro em uma superfície confortável, como um almofadão, travesseiro ou a sua própria cama, e comece a fazer carinhos alongados pela área na qual ele mais gosta de receber carinho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp