BNews Pet

Remédios de humanos podem deixar cães e gatos gravemente intoxicados

Divulgação
Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 30/03/2021, às 11h09   Adelia Felix


FacebookTwitterWhatsApp

Normalmente quando estamos com algum desconforto físico recorremos a qualquer remédio de efeito rápido. Neste contexto, você tomaria algum medicamento desenvolvido para um animal que apresente o mesmo sintoma, febre, por exemplo? Com certeza a resposta é não.

O mesmo acontece no mundo dos pets. Segundo a médica veterinária Flávia Sampaio, não é recomendado que medicamentos fabricados para humanos sejam administrados em pets sem prescrição profissional.

A especialista explica que não tem recomendação em bula, além disso, alguns remédios podem ter diferenças significativas com relação aos aspectos farmacológicos, como absorção e metabolização. Ela ainda cita que entre os medicamentos comuns para humanos e que não são recomendados para animais estão o paracetamol, ibuprofeno e diclofenaco.

“Não medique seu pet sem a orientação de um médico veterinário, pois você pode intoxicá-lo gravemente e também tome muito cuidado com o armazenamento dos seus medicamentos, para não deixar acessível e seu pet ingerir por acidente”, alerta em entrevista ao BNews

De acordo com a veterinária, os sintomas mais clássicos desse tipo de intoxicação são vômito, diarreia, falta de apetite, dor abdominal, prostração intensa, convulsão, dificuldade respiratória, mucosas pálidas ou azuladas.

Então, para não agravar o problema de saúde de seu amigo de quatro patas, o ideal é sempre procurar um veterinário para indicar o medicamento correto.

Leia mais
Saiba como prestar os primeiros socorros em casos de acidentes e situações inesperadas com o pet

Serviço
Flávia Sampaio CRMV-BA:3807
@flaviasampaio.vet
@_alphavet

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp