Brasil

Imposto de importação de revólveres e pistolas é zerado no Brasil

Carolina Antunes/PR
Bnews - Divulgação Carolina Antunes/PR

Publicado em 09/12/2020, às 09h51   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O imposto de importação de revólveres e pistolas, que era de 20%, foi zerado no Brasil pela Câmara de Comércio Exterior (Camex). A mudança foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (9). O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) informou nas suas redes sociais que a medida entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2021. 

No primeiro semestre deste ano, a Polícia Federal (PF) concedeu 58 mil novos registros de armas de fogo para defesa pessoal. O número representa um aumento de quatro mil a mais do que em todo o ano passado.

O armamento da população para "fins de defesa pessoal" é uma bandeira do governo Bolsonaro. Em reunião ministerial em 22 de abril, o presidente defendeu o armamento para evitar "uma ditadura". No dia anterior à declaração, que foi gravada, uma portaria autorizou o aumento da compra de munição por civis com autorização para porte de armas. Antes era possível adquirir até 200 cartuchos por ano, agora, são 300 unidades por mês, a depender do calibre do armamento.

"(...) como é fácil impor uma ditadura no Brasil. Como é fácil. O povo tá dentro de casa. Por isso que eu quero, ministro da Justiça e ministro da Defesa, que o povo se arme! Que é a garantia que não vai ter um filho da puta aparecer pra impor uma ditadura aqui! Que é fácil impor uma ditadura! Facílimo! Um bosta de um prefeito faz um bosta de um decreto, algema, e deixa todo mundo dentro de casa. Se tivesse armado, ia pra rua", comentou o presidente na ocasião.

Leia também:

Planalto prevê gastar R$ 105 mil com acessórios de armamento para agentes da presidência

Todos os dias, quase R$ 160 milhões em armamento chegam na Bahia

Após morte da menina Ágatha no Rio, ACM Neto defende desarmamento no Brasil

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp