![Após Roraima permitir garimpo com uso de escavadeiras, MP pede apuração do TCU sobre danos ao meio ambiente [Após Roraima permitir garimpo com uso de escavadeiras, MP pede apuração do TCU sobre danos ao meio ambiente]](http://imagem.bnews.com.br/fotos/bocao_noticias/swuM1IKFOwhNCNHxxDzHZw/810x400/297818-IMAGEM_NOTICIA_0.jpg)
O Ministério Público (MP) entrou com uma representação nesta segunda-feira (22) junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), para apurar os danos ambientais e ao "patrimônio público brasileiro", da liberação do uso de escavadeiras pelo garimpo em Roraima.
Recentemente, foi aprovada uma lei estadual em Roraima que permite que seja utilizado o equipamento na extração de ouro, e de mercúrio, substância com alto poder de poluição.
Os garimpeiros usam o mercúrio para separar o metal de dejetos e outros materiais.
De acordo com o subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado, a norma aprovada no estado é contra a Constituição Federal, que determina a "proteção da fauna e da flora". As informações são do O Globo.
"[É] encargo do TCU avaliar a gestão ambiental federal em sua acepção mais ampla, não só em relação à aplicação dos recursos públicos federais na área ambiental, mas também os resultados da gestão do meio ambiente, no que tange à proteção da fauna e da flora, patrimônios públicos por natureza", declarou.