Brasil

Secretário especial de Cultura critica uso de "todes" por Museu da Língua Portuguesa

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Mario Frias definiu uso de gênero neutro como "pirueta ideológica"   |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 25/07/2021, às 21h42   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário especial de Cultura do governo federal, Mario Frias, usou seu perfil no Twitter para criticar o uso da palavra "todes" pelo perfil oficial do Museu da Língua Portuguesa, que reabre no próximo dia 31 de julho.

"O governo federal investiu R$ 56 milhões nas obras do Museu da Língua Portuguesa para preservarmos o nosso patrimônio cultural, que depende da preservação da nossa língua. Não aceitarei que esse investimento sirva para que agentes públicos brinquem de revolução. Tomarei medidas para impedir que usem o dinheiro público federal para suas piruetas ideológicas. Se o governo paulista se comporta como militante, vandalizando nossa cultura, não o fará com verba federal", escreveu Frias na sexta-feira, 23.

O comentário dividiu opiniões e Frias recebeu críticas desde que a postagem foi feita, em 12 de julho. A nova forma neutra de gênero gramatical, sem definição de gênero, que busca a inclusão de pessoas não-binárias. 

Em comunicado divulgado na última sexta-feira, 23, o museu chegou a se posicionar sobre o tema: "Desde sua fundação, em 2006, o Museu da Língua Portuguesa se propôs a ser um espaço para a discussão do idioma, suas variações e mudanças incorporadas ao longo do tempo. Sempre na perspectiva de valorizar os falares do cotidiano e observar como eles se relacionam com aspectos socioculturais, sem a pretensão de atuar como instância normatizadora. Nesse sentido, o Museu está aberto a debater todas as questões relacionadas à língua portuguesa, incluindo a linguagem neutra, cuja discussão toca aspectos importantes sobre cidadania, inclusão e diversidade".


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp