Brasil

Bolsonaro não descarta risco de apagão e pede: "Apaga um ponto de luz"

Rudja Santos/Amazônia Real
O país atravessa uma crise hídrica que refletiu no preço da conta de luz  |   Bnews - Divulgação Rudja Santos/Amazônia Real

Publicado em 28/09/2021, às 08h40   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta segunda-feira (27), em entrevista à rádio Jovem Pan, que não descarta a possibilidade do Brasil sofrer um apagão, embora estudos feitos pelo governo apontem que o fornecimento será mantido .

"Não posso garantir isso para você (que não haverá apagão). Estudos que nós temos é de que não vai faltar energia [...] Estou pedindo para o pessoal apagar um ponto de luz em casa, que seja. Ajuda. Eu apago tudo, tomo banho frio há muito tempo", afirmou o presidente.

O país atravessa uma crise hídrica que refletiu no preço da conta de luz. Neste mês, reservatórios das hidrelétricas brasileiras nas regiões Sudeste e Sul chegaram em seu pior nível histórico.

Para afastar o risco de apagão em 2022, ano de eleição, o governo federal decidiu concentrar sua estratégia na expansão da energia termelétrica, em detrimento de investimento em fontes renováveis.

A consequência desta escolha é que, pelo menos até 2025, o consumidor acabará enfrentando custos mais elevados pelo serviço, e a matriz energética terá uma participação maior de fontes mais poluentes.

Matérias relacionadas:

Durante live, Bolsonaro aconselha população a tomar banho frio e evitar elevador

Governo anuncia leilão para compra simplificada de energia em outubro

Salvador tem apagão em diversos bairros na madrugada desta terça-feira (17)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp