Chuva

Temporal em Irecê deixa ruas alagadas e famílias desabrigadas; veja vídeos

Reprodução/Twitter
Prefeito iniciou ação emergencial para acolher as famílias afetadas pela enchente  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 03/11/2020, às 06h29   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A chuva tem castigado a cidade de Irecê, no centro norte baiano, desde a noite desta segunda-feira (2) e, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até a madrugada desta terça (3), já havia sido registrado acumulado pluviométrico de 135 milímetros.

Em vídeos enviados por leitores do BNews, é possível ver as ruas da cidade alagadas e veículos parcialmente cobertos pela água. Além disso, inúmeras famílias ficaram desalojadas após ter a casa invadida pela chuva. O Hospital Regional e da Delegacia de Polícia Civil também foi um dos pontos atingidos pelo temporal.

Por meio das redes sociais, o prefeito Elmo Vaz (PSB) emitiu nota informando que foi iniciada uma ação emergencial para acolher famílias afetadas pela enchente e pediu ajuda da população para o fornecimento de abrigo, alimentação, cobertores, colchões e outras necessidades.

Ainda segundo ele, “as chuvas vieram numa proporção não imaginada e hoje estamos vivenciando um dos maiores temporais da história de Irecê”. Não foi informado quantas casas e estabelecimento comerciais foram invadidos pela enxurrada e nem quantas famílias precisaram deixar suas casas.

Na manhã desta terça-feira (3), o Inmet, por meio do Centro Virtual de para Avisos de Eventos Meteorológicos Extremos na América Latina (Alerter-AS), emitiu alerta na categoria “Perigo” (cor laranja) para toda a metade norte da Bahia, incluindo Salvador, além de regiões do Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastre Naturais (Cemaden) registrou grandes precipitações em algumas cidades baianas. Em 24 horas, os maiores volumes foram verificados em Lapão (146,6 mm), Ibipiranga (127,4 mm), Boquira (110 mm) e Juazeiro (104 mm).

Veja os vídeos:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp