Cidades

Conselho da UFBA transfere gestão do Ana Nery para a Ebserh

Publicado em 18/05/2015, às 19h02   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)



O Conselho Universitário da Universidade Federal da Bahia (Ufba) aprovou por unanimidade, nesta segunda-feira, a transferência da gestão do Hospital Ana Nery à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – empresa ligada ao Ministério da Educação criada para gerir hospitais de ensino.
Com a decisão, o convênio entre a Ufba e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) que dividia a gestão da unidade com a Estado perderá a validade no dia 26 de maio e não será renovado nos mesmos termos atuais. Os cargos comissionados serão devolvidos ao Estado e um novo acordo com a Sesab deverá manter os cerca de 200 servidores estaduais cedidos à unidade, que serão devolvidos gradualmente em até dois anos, período de transição até que todos os funcionários do hospital sejam contratados via concurso público.
“Sem dúvidas, uma vitória para quem lutou por um Ana Nery de excelência como é hoje. Estive com a presidente da Ebserh em Brasília, Jeanne Michel, que se dispôs a ajudar. Na reunião do Conselho, prestei os esclarecimentos de uma transição para a gestão via Ebserh e, mesmo com tanta polêmica, todos votaram sim. Agradeço a boa vontade de todos os envolvidos para que se resolva de vez este impasse”, disse o deputado Jorge Solla (PT-BA), que também é professor da Ufba e participou da reunião.
Foi no primeiro ano da gestão de Jorge Solla na Secretaria de Saúde do Estado, em 2007, que foi assinado um termo que deu início à transição para transferir o Ana Nery da Sesab para a Ufba. Além do Ana Nery, o Hospital Edgar Santos (Hospital das Clínicas) e a Maternidade Climério de Oliveira também são administrados pela Ebserh na Bahia. Nestas duas unidades já foi realizado concurso público para contratação de profissionais de saúde.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp