Cidades

Castramóvel prossegue no bairro do Bonfim até dia 28

Publicado em 19/05/2015, às 22h53   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Os moradores do bairro do Bonfim e adjacências têm até o próximo dia 28 para fazer a esterilização de cães e gatos totalmente gratuita através do Castramóvel. O Serviço de Itinerante de Castração Animal segue estacionado no Centro de Tratamento Mental Álvaro Rubin de Pinho, localizado na Rua Augusto Campos Mendonça, 15, Bonfim, próximo à Vila Militar.

O atendimento acontece de segunda a quinta, das 8 às 12h, e é necessário apenas que o proprietário do animal apresente originais e cópias do cartão SUS e carteira de identidade, além do cartão de vacinação do animal e comprovante de residência. "Um dos objetivos é realizar o controle do crescimento desordenado da população animal no município. O procedimento também é importante para a saúde do bicho, além de combater a transmissão de doenças aos humanos", esclarece o médico veterinário Aroldo Carneiro, que é chefe do Setor de Vigilância Contra a Raiva do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Para fazer a intervenção cirúrgica, os animais devem ter entre oito meses e cinco anos de idade, peso acima de 1kg e apresentar boa condição de saúde. As fêmeas que serão submetidas à esterilização não podem estar em período gestacional. No Castramóvel, é feita a avaliação nutricional do cão ou gato para verificar se há condições para a castração.
Além do Castramóvel, a população da capital pode realizar a cirurgia gratuita durante todo o ano por meio de convênio com a Clínica Animal, em Amaralina. Para isso, basta ligar para os telefones 156 ou 160 quando o interessado receberá orientações para habilitação do serviço e será encaminhado para uma das 27 unidades de saúde distribuídas pela capital. No posto, munido do cartão SUS e caderneta de vacina do animal, será feito o agendamento para a clínica conveniada.
Somente este ano, a Prefeitura já realizou mais de 2.700 cirurgias. A estimativa é que até dezembro cerca de 10 mil animais sejam castrados na capital. A partir de 1º de junho, será a vez da população de  Mussurunga receber o Castramóvel.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp