Cidades

Carceragem interditada

Publicado em 17/10/2010, às 06h21   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A carceragem do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Vitória da Conquista (região sudoeste da Bahia a 500km de Salvador) foi interditada  depois do decreto do juiz da Vara de Execuções Penais, Reno Viana Soares. O motivo da decisão é a superlotação da detenção que com capacidade para 16 presos divididos em quatro celas, está com 75.

O prazo é de 45 dias para que a unidade cumpra a ordem de desativação do local e faça a transferência dos detentos para o presídio Regional Nilton Gonçalves. Conforme a decisão, quem for preso em flagrante também será encaminhado.

Um problema prestes a ser solucionado, outro agravado. O Nilton Gonçalves já está com 119 presos a mais do que a sua capacidade. Construído para 187 internos a unidade está com 306, incluindo 23 que haviam sido transferidos esta semana para o Disep.

Para o presidente do Conselho Penal, Marcos Rocha, uma das saídas seria a conclusão da obra da penitenciária de Conquista, suspensa há quase um ano por entraves burocráticos. O canteiro de obras na área de 200 mil metros quadrados, a 11 km do centro da cidade, está abandonado.

O Conselho Penal, Defensoria Pública, autoridades policiais e demais órgãos do Judiciário e Conselho Nacional de Justiça (CNJ) devem se reunir na próxima semana para discutir o que fazer para solucionar os problemas.

(Com informações do jornal A Tarde)

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp