Cidades

Candeias: Empresa é multada por descarte irregular de enxofre em lagoa e ignora ordem de interdição

Reprodução/Google Maps
A infração foi flagrada no último dia 31 de março e foi determinada a interrupção do lançamento do "lodo" no lago, que contamina também a vegetação local  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Maps

Publicado em 08/04/2021, às 11h39   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

A empresa Armazens Vitória LTDA, de Candeias, foi multada pela Secretaria do Meio Ambiente por descarte irregular de enxofre na Lagoa do Madeira, área de preservação ambiental.

A infração foi flagrada no último dia 31 de março e foi determinada a interrupção do lançamento do "lodo" no lago, que contamina também a vegetação local. 

O BNews teve acesso ao auto e verificou que a empresa foi enquadrada no art.194 da Lei Municipal, n.882/2014 e foi multada em R$ 50 milhões.

Mesmo após ser multa milionária, a Armazens Vitória ignorou a punição imposta pela Secretaria e, nesta quarta-feira (7), voltou a infringir a lei ambiental.

Os fiscais retornaram à empresa e constataram que nada tinha sido feito para resolver o descarte irregular, sem o tratamento devido para não trazer prejuízo ao lago e entorno.

"[...] por descumprimento do disposto no auto de infração 010/2021, com aplicação de interdição do armazenamento externo de enxofre, onde na data de autuação não havia sido cumprida a retirada do produto no local, que se encontra sem rede de drenagem, com descarte de efluente sem tratamento", diz o auto.

Desta vez, a empresa foi multada em R$ 400 mil.

A EMPRESA

A reportagem entrou em contato com a Armazens Vitória, mas até o momento da publicação não tinha ninguém na empresa que pudesse comentar o assunto.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp