Cidades

Touro de Ouro da bolsa de valores é alvo de protestos, e criador da peça se defende

Reprodução Estadão
Rafael Brancatelli lamenta a repercussão e afirma que não ganhou dinheiro algum com a confecção da peça   |   Bnews - Divulgação Reprodução Estadão

Publicado em 19/11/2021, às 18h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Durante os últimos dias a robusta escultura do Touro de Ouro, localizada em frente a Bolsa de Valores, em São Paulo, sofreu uma série de protestos. Tintas pretas, lambes e outros tipos de escritas sobre a peça explanam a mesma questão, segundo manifestantes, a contradição da fome explanada por cidadãos comendo osso de boi para se alimentar enquanto na avenida que mais simboliza a troca econômica do país tem um boi robusto e recoberto de ouro mostrando o poder do valor monetário, ou seja, o abismo entre a fome e o dinheiro.

Leia mais: 

Após eliminação vexatória, Vitória se reapresenta com foco total na Série B

Professora rebate escola e afirma que livro "Olhos D'água" foi proibido pela direção

Rússia bate recorde de mortes pelo 3º dia seguido

O criador da peça, Rafael Brancatelli afirmou estar tranquilo em entrevista ao jornal O Globo, apesar de todas as mensagens e ofenças recebidas desde a última terça-feira (16). Segundo informou a ideia de instalar o boi partiu dele, e não por encomenda, embora tenha sido algo relacionado como a celebração da marca de quatro milhões de contas de pessoas físicas na B3.  A intenção real era atrair o turismo para uma região atualmente pouco valorizada. O objetivo foi alcançado, mas com um revés, ele reconhece.

"Claro que tudo possui um custo. É muita gente me ameaçando, me xingando, me agredindo verbalmente... Não ganhei um real para fazer o touro, porque a ideia era criar algo sem fins lucrativos, mas estou sofrendo ataques de toda a natureza", lamenta. 

Em nota, o Movimento Juntos, autor da intervenção, disse que "seguiremos buscando expor a contradição entre a existência de bilionários enquanto o povo vive a procura de ossos de boi e carcaças de frango".

Leia também: 

Moro ultrapassa Ciro Gomes em primeira pesquisa após filiação ao Podemos; veja números

Homem é preso suspeito de tentar enforcar a companheira na frente da filha

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp