Coronavírus

Santo Amaro: 15 dias após óbito por Covid-19, família de paciente diz que resultado foi negativo; prefeitura contesta

Arquivo pessoal
Teste rápido do paciente deu positivo, mas exame molecular (RT-PCR) deu negativo   |   Bnews - Divulgação Arquivo pessoal

Publicado em 09/07/2020, às 20h35   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A família do paciente Felipe de Jesus Pereira Matos, de 28 anos, que morreu após ser diagnosticado com a  Covid-19, foi surpreendida, quinze dias após a morte do rapaz, ao receber o exame com resultado “não detectável” para o coronavírus, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Segundo relato da família, Felipe estava com quadro de pneumonia e foi internado no último dia 27 de maio no setor de Covid-19 do Hospital Nossa Senhora da Natividade, em Santo Amaro, no Recôncavo da Bahia. Por conta da gravidade do paciente, ele foi encaminhado ao hospital de campanha montado na área do Wet'n Wild, em Salvador, mas acabou morrendo no dia 28 de maio.

A mulher de Felipe, a representante de marketing Helena Valverde acusa o hospital de negligência e questiona as autoridades do município sobre o resultado do exame.

“O que a prefeitura tem a dizer sobre esse caso? Eu só quero saber quem vai responder por essa desgraça que fizeram com meu marido? Povo de Santo Amaro, não confie nesse hospital da Santa Casa. Não confie nesse governo sujo. Se não tem estrutura para cuidar de uma pneumonia, tem para cuidar de Covid? Botou minha vida em risco, a do meu filho de 5 anos, da minha sogra e familiares. Fiquei sentada na área de Covid na madrugada com meu marido. A última madrugada antes dele morrer”, disse Helena, através das redes sociais.

Procurada pelo BNews, a prefeitura de Santo Amaro esclareceu que, desde o início da pandemia, tem seguido as diretrizes clínicas e de manejo terapêutico recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesas). “Estas medidas preconizam a classificação dos quadros de síndrome gripal como suspeitos para Covid-19”, diz a nota.

“Sobre o laudo do exame que a família do paciente está apresentando, é importante salientar que vários fatores podem levar a um resultado falso-negativo em um indivíduo infectado. O exame RT-PCR em tempo real para detecção do vírus SARS-CoV-2 deve ser coletado, preferencialmente, até o sétimo dia de início dos sintomas (fase aguda). O teste mais indicado, considerando que o paciente estava com mais de 7 dias de sintomas, era o teste rápido, por indicar a presença de anticorpos IgM e IgG, produzidos em resposta a infecção viral pelo vírus SARS-CoV-2, detectáveis a partir do sétimo dia de sintomas”, disse a prefeitura.

Sobre a declaração de óbito, a prefeitura informou que foi emitida pelo profissional médico da unidade onde ocorreu o óbito. Quanto à notificação do caso, a prefeitura também afirma que foi lançado no e-SUS do município de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), local onde o paciente possuía endereço e cadastro do cartão SUS.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp