Coronavírus

Politização da vacina e pressão sobre agências reguladores prejudicam população, diz Vilas-Boas

Reprodução/YouTube
A reação veio após a fala de Bolsonaro, que alegou que a suspensão dos testes da CoronaVac pela Anvisa, após a morte de um dos voluntários, representava uma vitória sobre Dória  |   Bnews - Divulgação Reprodução/YouTube

Publicado em 10/11/2020, às 13h51   Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, lamentou a nova ofensiva do presidente Jair Bolsonaro à CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa SinoVac. Ele afirmou que a politização da vacina e a pressão exercida pelo Governo Federal sobre as agências reguladores prejudicam toda a sociedade.

Vilas-Boas lembrou que, para atender toda a população mundial, será preciso utilizar não apenas a CoronoVac como todas as outras vacinas produzidas por empresas de diferentes nacionalidades, desde que devidamente testadas. Pela semelhança no método de produção, segundo o secretário, as outras vacinas também deverão ser aprovadas e apresentarem a mesma eficácia da Pfizer, que mostrou resultado de 90% de êxito na fase 3 dos testes. 

A reação veio após a fala do presidente Jair Bolsonaro, que alegou que a suspensão dos testes de CoronaVac pela Anvisa, após a morte de um dos voluntários, representava uma vitória sobre o governador João Dória, que na sua visão quer "obrigar" os moradores do estado a se vacinarem.

No início da tarde, no entanto, foi confirmada a morte do voluntário por suicídio. Ou seja, sem nenhuma relação com possível efeito adverso da vacina, que está em fase de testes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp