Coronavírus

"Nós estamos mais preparados para uma segunda onda", diz secretário Léo Prates

Dinaldo Silva/BNews
Secretário conversou com Zé Eduardo na manhã desta segunda-feira (23)  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 23/11/2020, às 11h52   Brenda Viana


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de saúde municipal, Leo Prates, comentou na manhã desta segunda-feira (23), durante entrevista ao programa de Zé Eduardo, na Rádio Metrópole, que apesar de não ter ainda uma segunda onda de coronavírus em Salvador, a cidade está preparada para caso aconteça, mas espera que a população tenha consciência. "Nós estamos mais preparados do que a primeira onda, temos mais conhecimentos, porém, teremos um problema bem maior se vier uma segunda. Há uma pressão grande no sistema, principalmente de pessoas com AVC e infarto. O Ernesto Simões está lotado de pacientes com AVC. Como a gente reveste leito de UTI geral para coronavírus? O nosso objetivo é salvar todo mundo", explicou.

O secretário ainda afirma que entende o aumento da taxa de Covid-19 em Salvador, principalmente quando se trata de jovens em bares aos finais de semana. "Veja Lisboa e Madrid. Foi esse comportamento que fez com o que o retrocesso das medidas lá voltassem, porque os jovens começaram a ir para os bares, depois tendo contato com idosos e cresceram os casos, aí precisaram fechar de novo. Temos casos de jovens que vão à óbitos, tem contato com os pais, então a probabilidade é maior, temos que ter consciência", explicou. 

Eleições

Ainda durante a entrevista, o secretário foi enfático ao dizer que houve políticos que não respeitaram o distanciamento durante a campanha e elogiou políticos da capital. "Teve alguns que foram responsáveis e cumpriram todos os protocolos, parabenizo todos os candidatos aqui de Salvador, mas a gente teve realmente, políticos que nem parecia que existia pandemia. Precisamos nos atentar que a pandemia não acabou e tomando todas as medidas, com o prefeito e o governador, estamos nos preparando para a vacinação. A gente só vai ter a vacina lá para o meado do primeiro semestre do ano que vem", explicou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp