Coronavírus

Táxis aéreos poderão ser fretados para transportar doses da vacina contra Covid-19 na Bahia

Dinaldo Silva/BNews
Quase 320 mil doses da vacina Coronavac devem chegar a Bahia ainda nesta segunda-feira (18)  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 18/01/2021, às 09h28   Diego Vieira e Brenda Viana


FacebookTwitterWhatsApp

Cinco aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), um avião e quatro helicópteros, farão o transporte das quase 320 mil doses da vacina Coronavac que devem chegar a Bahia ainda nesta segunda-feira (18). De acordo com o coronel Xavier Filho, responsável pela operação de escolta dos insumos, se for necessário, táxis aéreos serão fretados para transportar o material.

“O governo do Estado disponibilizou todo o recurso da segurança pública. Nós temos cinco aeronaves que estão disponíveis para isso. São quatro helicópteros e um avião, podendo inclusive ampliar na questão de táxi aéreo se for necessário”, disse.

A sede do Graer, que fica no Aeroporto de Salvador, será o ponto de guarda das doses de vacinas que chegarão ao estado. O local foi escolhido de maneira estratégica, com o objetivo de facilitar a distribuição  do material em todo o território baiano, de maneira mais rápida.

Ainda segundo o coronel, o transporte dos imunizantes para cidades como Salvador e outras na região metropolitana será feito de maneira terrestre. “Nós queremos distribuir o mais rápido possível essas vacinas. Uma vez elas estando aqui, na região mais próxima, Salvador e região metropolitana, vamos transportar via terrestre e os municípios com até 300 km de helicóptero e a partir daí será tudo de avião”, explica.

O material estava previsto para chegar por volta das 8h50, no entanto, até a publicação desta reportagem ainda não havia chegado. “Nós não sabemos o que está acontecendo porque tudo isso fica a cargo do Ministério da Justiça e da Saúde do governo federal”, acrescentou Xavier.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o início da vacinação na Bahia pode não começar nesta segunda. Isso porque, o voo que vai trazer as vacinas só chegará ao território baiano às 18h, quase 12h após o previsto. "O voo com as vacinas era pra chegar 8:50 de hoje e agora soube que chegará às 18h. Se for assim, dificilmente haverá possibilidade de iniciar vacinação hoje na Bahia", escreveu Vilas-Boas no Twitter.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp