Coronavírus

Iniciada oficialmente vacinação na Bahia contra o coronavírus 

Dinaldo Silva / BNews
Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 19/01/2021, às 07h09   Aline Reis e Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Em um ato realizado na Obras Sociais Irmã Dulce, uma das entidades referência da Bahia na área de Saúde, foi iniciada a imunização contra o coronavírus no Estado. A cerimônia contou com a presença do governador Rui Costa (PT) e do prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), a vice-prefeita, Ana Paula Matos (PDT) e os secretários da saúde da Bahia e da capital, Fábio Vilas Boas e Léo Prates. 

Duas pessoas do grupo prioritário foram vacinadas: Maria Angélica, de 53 anos, enfermeira e servidora do Instituto Couto Maia e Dona Lícia Pereira, 86 anos, que mora, desde 2014, no Centro de Geriatria da OSID. Além delas, Wenderson Barbosa, médico do Serviço do Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e uma indígena, Deisiane Tuxá, da cidade de Rodelas, também receberam a vacina. 

As doses foram aplicadas pelo secretário da Saúde, Fábio Vilas Boas, que também é médico. 

A partir de agora, as 42 mil doses recebidas por Salvador serão distribuídas diariamente por 11 equipes volantes vinculadas a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para profissionais da saúde e idosos, portanto, ninguém deve se deslocar para postos de saúde atrás da vacina. De acordo com a pasta, um cronograma foi montado e, pelo menos, 2.500 pessoas devem ser vacinadas por dia. 

Nesta terça (19), trabalhadores e idosos da OSID receberão, em seguida profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao longo dos dias também serão contemplados o público alvo que atua nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), gripários, hospitais de Campanha, hospital Municipal e os estaduais da cidade. 

Para não ter a crise como o Reino Unido, onde faltou insumo para completar o esquema da 2ª dose, a Prefeitura dividiu 21 mil doses para o primeiro momento e o restante para concluir a etapa. As vacinas chegaram em solo baiano na segunda-feira (18) a noite e foi distribuída para toda a Bahia ainda na madrugada por carros e aviões. 


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp