Coronavírus

Aposta da Bahia: Anvisa diz aguardar com expectativa nova documentação para liberar vacina russa

Marcelo Camargo/Agência Brasil
No último sábado (16) a Anvisa devolveu documentos do pedido de uso emergencial da vacina, por não apresentarem requisitos mínimos para dar início à análise  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 19/01/2021, às 15h44   João Brandão


FacebookTwitterWhatsApp

O gerente-geral de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, disse nesta terça-feira (19), na Globo News, que a agência está preparada para receber a documentação da União Química, laboratório que produz a vacina russa Sputnik-V no Brasil.

“Estamos na expectativa e já estamos preparados. Mas como a gente vem dito desde o começo da pandemia, a agência reguladora não pode obrigar uma empresa a entrar com pedidos”, disse Mendes.

O imunizante é a maior aposta do governo da Bahia. No último sábado (16) a Anvisa devolveu documentos do pedido de uso emergencial da vacina, por não apresentarem requisitos mínimos para dar início à análise.

Segundo a agência, é necessário que os estudos clínicos de fase 3 estejam em andamento, e não apenas autorizados, como é o caso da vacina russa. A Sputnik V já está sendo utilizada em outros países.

O governo então recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), no mesmo dia, com um pedido liminar de autorização para importação e registro emergencial da vacina russa. Nesta terça, Rui Costa anunciou que foi sorteado o relator do processo, o ministro Ricardo Lewandowski.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp