Coronavírus

Rui critica processo da Anvisa de permissão de uso de vacinas contra a Covid-19: "sem lógica"

Arquivo Bnews
No momento, o estado espera a autorização da Sputnik V desenvolvida na Rússia  |   Bnews - Divulgação Arquivo Bnews

Publicado em 26/01/2021, às 20h38   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) criticou o processo de permissão para o uso de doses da vacina contra a Covid-19 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) durante entrevista à rádio CBN SP na noite desta terça-feira (26). No momento, o estado espera a autorização da Sputnik V desenvolvida na Rússia. 

A agência reguladora, no entanto, só pode conceder permissão emergencial para imunizantes registrados pelas agências dos Estados Unidos, da União Europeia, do Japão, da China ou do Reino Unido, além de só aceitar solicitação de empresas que já estiverem testando suas vacinas em voluntários no Brasil.

“Infelizmente, a Anvisa não tem facilitado, pelo contrário, tem dificultado a oportunidade de ampliarmos o leque [de opções], uma vez que a Anvisa colocou como parâmetro a exigência de que estudos estejam sendo feitos no Brasil, ora, diferente do que o presidente da República disse recentemente, não são os laboratórios que estão desesperado querendo vender vacinas, sãos os países a população de cada um deles que estão desesperados precisando da vacina”

“Ao invés de criar dificuldades, é preciso criar condições necessárias para receber vacinas de vários fabricantes, isso vale para a vacina russa e a chinesa.  Gostaria de citar um caso: temos hoje duas vacinas aprovadas na China, uma em caráter emergencial [CoronaVac], mas uma outra, da fabricante Sincofarma, que já tem aprovação definitiva por lá, ou seja, num estado bastante avançado, com todos os estudos concluídos,, não pode ser liberada no Brasil, o que mostra um paradoxo e uma falta de lógica da Anvisa”, comentou Rui.

STF

A Anvisa entregou nesta segunda-feira (25) as informações solicitadas pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o pedido de uso emergencial da Sputnik V, vacina contra a covid-19 desenvolvida na Rússia. Na semana passada, o ministro deu prazo de 72 horas para que a agência enviasse esclarecimentos sobre a tramitação do processo

A solicitação de informações foi motivado por um pedido do governo da Bahia, que quer autorização do STF para importar e distribuir vacinas mesmo antes da aprovação da Anvisa, desde que os imunizantes já tenham aval de autoridade sanitária estrangeira ou da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). . 

A Anvisa diz que aguarda o cumprimento das exigências técnicas pelo laboratório responsável pela produção da vacina no Brasil. A apresentação de documentos e esclarecimentos de “pontos cruciais” são aguardados pelos técnicos. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp