Coronavírus

Portugal deve reconhecer em breve vacinas aplicadas no Brasil; Quarentena obrigatória pode acabar

Fotos Públicas
O presidente esteve no Museu da Língua Portuguesa  |   Bnews - Divulgação Fotos Públicas

Publicado em 02/08/2021, às 12h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Durante encontro com representantes na Casa de Portugal, em São Paulo, o presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, comentou que, em breve, viajantes brasileiros podem entrar no país sem precisar se submeter a quarentena obrigatória após viagem. Atualmente, viajantes entre os dois países estão realizando quarentena de 14 dias ao chegar em Portugal e apresentando um teste PCR negativo.

Além disso, o chefe de estado comentou que segue trabalhando para que as vacinas contra a Covid-19, que são aplicadas no Brasil, possam ser reconhecidas. Reuniões entre representantes portugueses e brasileiros estão ocorrendo para formalizar um acordo mútuo.
"(Vamos ver) em que termos, respeitando as regras da União Europeia, se consegue que quer brasileiros quer portugueses vacinados possam entrar no mesmo regime das vacinas até agora reconhecidas na Europa", disse o presidente.

Apenas o Covishield, da AstraZeneca fabricada na Índia e CoronaVac, do Instituto Butantan, não tem autorização da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para constar no Certificado Digital Covid, que é o passaporte de imunidade utilizado na União Europeia.

Apesar do certificado digital estar em vigor há quase um mês, Portugal precisa cumprir regras de circulação entre as fronteiras do bloco e os cuidados sanitários europeus. "Vamos ver qual destas restrições pode evoluir nas próximas semanas ou meses", disse o ministro dos  Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, que também está no Brasil. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp