Coronavírus

Após baixa procura, Salvador estende vacinação para pessoas com 26 anos ou mais nesta segunda

Dinaldo Silva/BNews
Até às 10h, apenas 4 mil haviam comparecido aos postos da cidade  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 09/08/2021, às 12h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Devido à baixa procura nos pontos de imunização contra a Covid-19 na manhã desta segunda-feira (9), a prefeitura de Salvador decidiu estender a vacinação para pessoas com 26 ou mais. Antes disso, a campanha seria exclusivamente para jovens com 26 e 27 anos.

Em uma publicação feita nas redes sociais, a prefeitura informou que até às 10h, apenas 4 mil haviam comparecido aos postos da cidade. "A prefs está preparada para vacinar hoje cerca de 50 mil pessoas, mas só 4 mil compareceram aos postos até 10h. Por conta do movimento baixo, estamos ampliando a vacinação para 26 anos ou mais, sem exclusividade de idade. Bora vacinar", diz o texto publicado pela gestão municipal.

Mais cedo, em entrevista ao apresentador José Eduardo, na rádio Metrópole, o secretário Leo Prates fez um apelo para que os jovens se vacinem contra o vírus. A expectativa da gestão era vacinar 50 mil pessoas com essa faixa etária. 

“Quero conclamar a juventude a se vacinar, nós, a partir [da vacinação das pessoas com] dos 34 anos, tínhamos cerca de 20 a 25 mil pessoas sem se vacinar, essa era a média porque alguns ficavam doentes, mas, a partir dos decretos das idades, esse valor aumentou para 74 mil. Já estamos prestes a disparar mensagens de WhatsApp falando que a vacinação está aberta”, disse.

- Pontos com funcionamento das 14h às 18h

Drive-thrus: Shopping da Bahia, Universidade Federal da Bahia - Campus Ondina e FBDC Brotas.

Pontos fixos: USF Santa Luzia, USF Vale do Matatu, USF Plataforma, USF Vista Alegre, USF Pirajá, USF Fernando Filgueiras (Cabula VI), USF Cajazeiras X, USF Vila Nova de Pituaçu, USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Federação, USF Curralinho, USF Teotônio Vilela II (Fazenda Coutos II), USF Colinas de Periperi, USF Resgate, USF Cajazeiras V, UBS Nelson Pihauy Dourado (Águas Claras), USF Eduardo Mamede (Mussurunga) e FBDC Brotas. 

- Pontos com funcionamento até 21h

Drive-thrus: Uninassau (Pituba), Universidade Católica do Salvador (Pituaçu); Barradão (Canabrava), 5º Centro de Saúde (Barris), Arena Fonte Nova (Nazaré), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), FBDC Cabula, Unijorge (Paralela), Faculdade Universo (Avenida ACM), Vila Militar (Dendezeiros), Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio) e Shopping Bela Vista.

Pontos fixos: Universidade Católica do Salvador (Pituaçu), Barradão (Canabrava), 5º Centro de Saúde (Barris), Unijorge (Paralela), Clube dos Oficiais da Polícia Militar (Dendezeiros) e UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora).

Polêmica

Coincidência ou não, a estratégia foi modificada após a veiculação do vídeo em que o cantor Tierry, que tem 32 anos, aparece recebendo a primeira dose da vacina. As imagens, inclusive, foram publicadas também no perfil da prefeitura e logo depois retiradas do ar, mas permaneceram na conta do cantor.

Em contato com a reportagem do BNews, a assessoria do cantor confirmou que a vacinação aconteceu nesta segunda-feira, em Salvador. O BNews procurou a Secretaria Municipal de Saúde que informou, mesmo sem ter divulgado para população, foi  feita a liberação da vacinação para pessoas com mais de 27 anos que já estavam na fila devido ao baixo fluxo nos postos e que a restrição de exclusividade será retirada, informação que foi publicada no Twitter oficial da prefeitura, mas somente depois da vacinação do cantor.

A reportagem também questionou sobre a ausência do nome do artista na lista de pessoas habilitadas para receber o imunizante, conforme consulta no site oficial da SMS, mas o órgão não esclareceu. A relação é composta por pessoas que fizeram o recadastramento obrigatório do cartão do SUS, o que é exigido para vacinação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp