Denúncia

Candidatos a Conselheiros Tutelares do CMDCA denunciam mudança nos votos

Publicado em 17/12/2015, às 06h12   Chayenne Guerreiro (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Candidatos ao cargo de Conselheiros Tutelares do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes (CMDCA), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza de Salvador (Semps), entraram em contato com o Bocão News para denunciar uma suposta alteração na contagem dos votos finais da eleição.
De acordo com o candidato a Conselheiro Tutelar da Federação, Jorge Bonfim, no dia do resultado da apuração, foram somados 474 votos a seu favor. Hoje, a situação mudou e agora Bonfim saiu de quarto para sexto lugar, com 414 votos. “Eles alegam foram contadas duas vezes a mesma escola e por isso o erro, mas isso deveria ter acontecido em apenas um local, mas foram vários. Eu que tinha 474 votos, fui surpreendido e meu número caiu para 414. Pessoas que estavam com menos votos cresceram e foram para quinto lugar, eu sai do quarto e fui pro sexto. Tiraram 60 votos meus e na mesma urna tiraram dois, três, de outras pessoas,” disse.
Essa não é a primeira confusão que acontece durante a votação. Em setembro o Ministério Público estadual recomendou ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Salvador que declarasse nulos todos os atos posteriores às inscrições dos candidatos da eleição para o cargo de conselheiro tutelar da capital. Segundo a promotora de Justiça Andréa Ariadna Correia, autora da recomendação, haviam várias irregularidades no processo seletivo, entre elas o fato de o MP não ter sido convocado a se manifestar sobre a validade dos requerimentos de inscrição, o que enseja a nulidade. A intervenção do MP consta do edital do certame e é prevista no Código de Processo Civil a apuração dos votos da eleição para Conselheiros Tutelares. “O processo da escolha do conselheiro tutelar desde o inicio é confuso.  Nós fizemos uma prova que foi anulada pelo MP com indícios de fraude, fizemos outra prova, partimos para uma campanha sem saber o local de votação, só tivemos essa resposta no dia 26 de novembro e a prova seria dia 6. Na véspera da eleição a noite, mudaram os locais de votação, não tive como avisar a minha comunidade,” relata.
A comissão do CMDCA informou por meio de nota publicada no site que um erro de leitura ocasionou a duplicação de votos de algumas urnas. Por conta disso, a apuração teve que ser refeita.  
De acordo com a CMDCA, todo o processo de Eleição contou com a participação e acompanhamento do Ministério Público (MP), e de cerca de 500 funcionários da Semps e demais órgãos da administração municipal, servidores e voluntários. Foram monitoradas 56 escolas e 112 urnas, distribuídas em diversos bairros da cidade. A posse dos novos conselheiros, que foram eleitos para o quatriênio 2016-2019, será no próximo dia 10 de janeiro de 2016 após passarem por capacitação. 
Publicada no dia 16 de dezembro de 2015, às 14h20

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp