Educação

Especialistas divergem sobre efeitos da Base Nacional Comum Curricular

Divulgação/Alice Vergueiro
Segundo os dois especialistas, além do objetivo principal do BNCC, as mudanças serviram para pautar a educação na opinião pública  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Alice Vergueiro

Publicado em 20/08/2019, às 19h20   Pedro Vilas Boas*


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Especialistas em educação divergiram sobre os supostos benefícios e prejuízos da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), durante mesa realizada nesta terça-feira (20), no último dia do 3° Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, em São Paulo 

As avaliações do secretário de Educação de Pernambuco e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Fred Amâncio, e da diretora do Instituto Reúna e do grupo Mathema, Katia Stocco Smole foram semelhantes. 

Segundo os dois especialistas, além do objetivo principal do BNCC, as mudanças serviram para pautar a educação na opinião pública. "Um fio condutor pra trazer outras discussões pra transformar a educação, como formação inicial e continuada dos professores, material didático, avaliações", disse o secretário.

A diretora do Instituto Reúna acredita que a BNCC faz com que o aluno seja responsabilidade do território como um todo, e, não apenas, de agentes específicos da rede de ensino local. "Os desafios são muito grandes, mas o país avança".

A divergência apareceu com a fala da professora da rede pública de ensino e do ensino superior privado Adriana de Cássia Moreira. "As orientações estão prontas. É só copiar e colar. Depois da restrição de autores, os autores da periferia foram deixados de lado", acredita.

Segundo ela, desde o começo da implementação tentativas de censura foram feitas contra a escola na qual leciona. "Fui denunciada por produzir linchamento da moral dos policiais [após discutir chacinas], uma professora foi denunciada por discutir bullying", contou.

Entenda

O objetivo da Base Nacional Comum Curricular é definir o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Seu principal objetivo é ser a balizadora da qualidade da educação no País por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

*O repórter viajou para cobrir o evento em São Paulo

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