Educação

Salvador não tem nenhuma escola municipal de E.M adaptada para estudantes com necessidades especiais

Agência Brasil
Todas as instituições da capital neste formato são estaduais; dados são Enem 2018 e do Saeb de 2017  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil

Publicado em 15/10/2019, às 11h01   Yasmin Garrido


FacebookTwitterWhatsApp

Um aluno de Ensino Médio com necessidades especiais e que não possa pagar por um ensino privado na capital baiana só tem como opção tentar uma das vagas disponíveis nas 45 instituições estaduais adaptadas. Os dados foram coletados a partir da combinação de microdados do Enem 2018 com o Saeb 2017.

O município de Salvador, apesar de concentrar 60% das escolas de Ensino Fundamental que estão em condições de receber estudantes portadores de necessidades especiais, não possui nenhuma instituição nestas condições a partir do 1º ano, o que deixa os jovens reféns de vagas disponibilizadas pelo Estado.

Ao todo, segundo base de dados do Exame Nacional do Ensino Médio e do Sistema de Avaliação da Educação Básica, em Salvador são 171 escolas que permitem matrícula de estudantes com necessidades especiais, 58,5% estaduais e 41,5% municipais. Já as escolas que abrigam os ensinos fundamental e médio em Salvador, 100% são estaduais (34 unidades).

Apesar dos números, a Secretaria de Educação da Bahia afirmou ao BNews, por meio de nota, que “das 1.163 escolas estaduais, 263 unidades e 20 anexos estão sediadas em Salvador e Região Metropolitana”, sendo que, deste total, “Salvador abriga 215 unidades de ensino regular e cinco exclusivas de Atendimento Educacional Especializado ou Atividade Complementar, com 2.421 vagas para estudantes com deficiência.

Ainda segundo a pasta, na capital baiana, “o atendimento aos estudantes com necessidades educacionais Especiais também é feito em 70 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), 11 Centros de Atendimento Educacional Especializado e seis instituições conveniadas”.

Após a publicação da matéria, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) enviou nota ao BNews, afirmando "que a rede é composta por 435 unidades de ensino". Já quanto o atendimento a alunos da educação especial, a Smed disse que "se trata de atendimento universalizado, ou seja, todas as escolas são inclusivas".

"Entre os equipamentos de acessibilidade existentes estão rampas, placas, pisos táteis, banheiros adaptados. A Smed também realiza frequentemente formação de profissionais da educação e auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) em atendimento educacional especializado".

Matéria atualizada às 11h17.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp