Educação

Especialistas dão dicas para enfrentar primeiro dia do Enem

Ricardo Amanajás/Ag.Pará
Elijane Xavier afirma que é preciso ficar atento a alguns pontos da Língua Portuguesa mas que também é preciso relaxar   |   Bnews - Divulgação Ricardo Amanajás/Ag.Pará

Publicado em 21/11/2021, às 07h15   Catarina Alcantara


FacebookTwitterWhatsApp

Nos últimos dias, o assunto de todas as horas na maioria das casas de quem tem filhos no ensino médio têm sido as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o tão conhecido ENEM. Até as datas das provas, que acontecem neste domingo (21) e no próximo (28), os estudantes buscam os últimos ajustes para que possam ter um bom desempenho ao efetuar o teste. São várias matérias para estudar, aprender, ler e reler o conteúdo, e isso tudo faz com que a preocupação do aluno nesta etapa final aumente. Em alguns casos, a dedicação para tirar uma boa nota na primeira etapa acaba provocando tanto o esgotamento físico quanto o mental. Para evitar esses transtornos, é importante seguir dicas de quem entende do assunto, e que possa auxiliar o estudante a alcançar uma vaga nas instituições públicas ou particulares. 

O primeiro dia de prova já começa com a tão temida redação. A professora de pré-vestibular municipal em Salvador, Elijane Xavier dos Santos, 43 anos, explica que uma das chaves para qualquer redação boa e com conteúdo é aquela na qual o aluno tem domínio dos conhecimentos adquiridos sobre gênero textual argumentativo-dissertativo. “Outra dica é ter estratégia, trabalhar os elementos coesivos, ligar as ideias de um parágrafo ao outro, garantindo que o seu texto fique organizado com início, meio e fim. Na ordem certa, tudo tem conexão e flui”, afirma. 

Se ligue nos erros, e não os cometa:  

-Use mecanismos linguísticos;
- Se afaste de argumentos e temas que possam ferir os direitos humanos;
- Faça referências a todos os elementos do tema;
-Aprofunde sempre a discussão, argumente e aproveite ao máximo o contexto.

A estudante Wadla de Jesus, de 19 anos, vem se preparando para o Enem e faz, pelo menos, uma redação por semana. Ela é natural de Santo Amaro e veio para Salvador estudar durante o ensino médio e se prepara para a prova pensando num futuro melhor para ela e, consequentemente, para a família. Mas sabe que nem sempre só o aprendizado vale na hora de enfrentar a prova. Ela sabe que o lado psicológico também conta muito.

“O Enem é uma porta de entrada, né? A gente tem que se concentrar bastante, pois as vezes tá até com tudo preparado na mente, mas o nervosismo faz a gente esquecer”, afirma.

Leia mais:

Felipe Araújo revela "orientação" de Marcos Mion após diagnóstico de autismo do filho

TRF2 concede prisão domiciliar e "Rei Arthur" terá de voltar ao país

PF interdita rede de postos de combustíveis em operação contra tráfico internacional de drogas na BA

Assim, a professora alerta sobre a importância do relaxamento momentos antes do exame e alerta: “Horas antes é melhor nem pegar nos livros, tentem relaxar a mente, o que era pra ser assimilado já foi. Leia um livro, converse com amigos, faça algo que lhe relaxe e traga boas vibrações para o momento da prova”. 

Para complementar a questão do relaxamento citado acima, o psicólogo Eduardo Nascimento, professor Universitário, Enfermeiro e Psicanalista Clínico, Especialista em Saúde Mental Coletiva comenta sobre a importância deste estado de cosciência. "Realmente é um momento de tensão e, principalmente, pelas cobrancas sociais e individuais. É preciso desacelerar quando chega próximo, esses alunos já vem de muito tempo de estudo. O máximo de conforto, tranquilidade e equilibrio é essencial. Procurar comer bem, ter boas horas de sono também favorece bastante", explica. 

O psicólogo ainda explicou a equipe do BNews uma técnica utilizada para obter mais calma e serenidade momentos antes e nos dias que antecedem a prova. Confira: 

- Coloque a ponta da língua logo atrás dos dentes da frente e a mantenha durante todo o exercício. 

- Expire completamente pela boca, fazendo um som.

- Feche a boca e inspire calmamente pelo nariz até uma contagem mental de quatro.

- Prenda a respiração por uma contagem de sete.

- Expire completamente pela boca, fazendo um som até oito.

Leia também:

Camila Queiroz chora após ataque da Globo; veja vídeo

Sindicato dos Rodoviários anuncia paralisação na entrada da Lapa na próxima terça-feira 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp