Eleições

"Ele é protetor de Photoshop e CorelDraw", diz Ana Rita Tavares

Imagem "Ele é protetor de Photoshop e CorelDraw", diz Ana Rita Tavares
Candidata a vereadora critica postura do colega de partido, Marcell Moraes, que se diz protetor dos animais  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 20/09/2012, às 07h40   Terena Cardoso (Twitter: @terena_cardoso)


FacebookTwitterWhatsApp

Mesmo partido, propostas semelhantes e uma briga que toma proporções questionáveis. Os candidatos a vereador de Salvador pelo Partido Verde (PV), Ana Rita Tavares e Marcell Moraes, parecem querer medir quem é mais conhecido ou tem mais história, quando o assunto se limita às causas animais na capital baiana.


Ana Rita Tavares, advogada que se diz comprometida e reconhecida por lutar e pressionar a prefeitura municipal a cumprir deveres que dizem respeito aos animais em Salvador acusa o candidato Marcell Moraes, ambientalista, de se apropriar de conquistas das quais ela participou ativamente, para angariar votos dos eleitores. “Em 2010, eu consegui ajuizar o processo que obrigou o Circo Portugal a libertar os elefantes que eram explorados em apresentações. Ele não conseguiu nada. A ONG Terra Verde Viva e a Célula Mãe que correram atrás desse caso, e ele apareceu apenas no dia do resgate na companhia do secretário estadual do meio ambiente e deu entrevistas como se ele tivesse conseguido a causa”, reclama.

A polêmica, que já corre nas redes sociais, gerou incômodo entre os candidatos. Em entrevista ao Bocão News, Marcell Moraes se defendeu, dizendo que ele denunciou o aprisionamento dos elefantes no Circo Portugal. “Eu fui até lá, na companhia de outros parceiros, e filmei as condições em que os animais eram aprisionados. Depois, fiz a denúncia para outras ONGs e reconheço que ela foi a advogada que esteve à frente do processo. Mas todos nós, juntos, conseguimos a libertação daqueles animais. As pessoas quando lidam com votos se transformam, isso é egoísmo, pois quanto mais pessoas à frente destas causas, melhor!”, disse o candidato, em tom de desabafo.



Mesmo inconformada com o modo como Marcell vem utilizando imagens de animais e dizendo que defende e ajuda, sim, os que são abandonados, Ana Rita Tavares reconhece o trabalho do candidato como ambientalista. “Não posso negar que ele é um ambientalista que já foi diretor do Parque de Pituaçu e envolvido com diversas outras causas. Mas com resgate de animais, não. As fotos da campanha dele são todas montagens. Ele é protetor de Photoshop e CorelDraw e não de animais. O único cachorro que ele segurou nos braços durante a campanha foi o Spike, que ficou paraplégico depois de ter sido atropelado por um homem que eu processei. Ele só teve acesso a esse animal, porque a assessora dele conheceu a mulher que salvou o cão e entrou em contato comigo. Tenho 10 anos nesta causa, muita gente sabe quem eu sou”, diz a candidata.

Na luta pelo reconhecimento, Marcell não se deixa abater. “Eu sou ambientalista há 15 anos. Já fui presidente dos Parques do Abaeté e Pituaçu e atualmente sou vice-presidente do Partido Verde. Bote meu nome no Google aí que você vai ver as minhas lutas”, afirmou Moraes.

Com a rixa entre os candidatos, parece que ambos vão ter que dividir os votos dos eleitores, pois as propostas semelhantes devem deixá-los um tanto confusos. Tanto Ana Rita, quanto Marcell gostariam de criar um hospital veterinário, intensificar as campanhas de guarda animal responsável e ações de castração para controle populacional de cães e gatos abandonados, entre outras. Esta é a primeira vez que Ana Rita Tavares se candidata a vereadora em Salvador. Já Marcell, foi candidato em 2008 e atualmente é vice-presidente do PV.


Fotos: Divulgação
Nota originalmente publicada às 13h do dia 19


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp