Entretenimento

Show experimental com quase 500 pessoas é realizado e termina sem infectados pela Covid-19

Pixabay
O estudo foi realizado em Barcelona, com máscara obrigatória, mas sem distanciamento   |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 19/01/2021, às 21h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O PRIMA-CoV foi um show de música experimental promovido em Barcelona, no dia 12 de dezembro, com 463 presentes, e que não teve nenhum infectado pelo coronavírus. O evento foi realizado pela Primavera Sound, junto da Fundação de Luta contra a Aids e Doenças Infecciosas, e do Hospital Universitário Germans Trias i Pujol.

De acordo com o site GQ, o evento não contou com distanciamento social, mas com uso obrigatório de máscaras N95 e fluxos de ar e ventilação reforçados. Os voluntários que foram ao show tinham entre 18 e 59 anos, sem comorbidades, não viviam com idosos e não haviam recebido diagnóstico de covid nos últimos 14 dias. Todos os participantes assinaram um termo de consentimento livre.

Quatorze dias depois do show um novo teste foi feito e o estudo foi considerado um sucesso, comprovando a possibilidade de um concerto seguro sem distanciamento social, mesmo durante a pandemia.

No local, houve controle no número de pessoas no fumódromo e bebidas, incluindo as alcoólicas, servidas apenas no bar (com capacidade para 1600 indivíduos). A retirada da máscara só era permitida no momento de beber.

A festa teve duração de cinco horas, com quatro apresentações: duas sessões de DJs e duas atrações de música ao vivo. Cada participante permaneceu dentro do show cerca de 2 horas e 40 minutos. Medidas foram implantadas para evitar filas nos banheiros e na entrada e saída do show.

Ainda de acordo com o site, além dos testes com os presentes, o estudo liderado pelos PhDs Boris Revollo e Josep M. Llibre contou com um grupo controle de 496 pessoas, que não estiveram no show. Destes, dois contraíram um quadro leve de covid-19.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp