Entretenimento

Após piora no quadro de Covid-19, Paulo Gustavo precisa de ECMO; entenda como funciona

Reprodução/Instagram @paulogustavo31
Durante o tratamento com ECMO, o paciente com coronavírus precisa estar sedado  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @paulogustavo31

Publicado em 04/04/2021, às 14h02   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após apresentar piora no quadro de Covid-19, o ator Paulo Gustavo precisou utilizar a terapia ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorpórea. Esse tratamento é indicado nos casos em que o pulmão se torna incapaz de absorver o oxigênio, portanto, com o ECMO a oxigenação do paciente será feita por uma membrana fora do corpo. 

De acordo com a publicação do G1, o equipamento age como um pulmão artificial e oxigena o sangue fora do corpo. O intuito do ECMO é repousar o pulmão e ser uma “ponte” para a recuperação. As informações são do fisioterapeuta cardiorrespiratório e de Terapia intensiva Fábio Rodrigues. 

Durante o tratamento com ECMO, o paciente com coronavírus precisa estar sedado.

Ventilador mecânico

Outro tratamento semelhante ao ECMO para pacientes com coronavirus é a ventilação mecânica. Contudo, não é mesma coisa. O ventilador dá oxigênio, promove as trocas gasosas e dá pressão para o pulmão ficar aberto, mas não substitui o pulmão, apenas vai favorecer a fisioterapia e a recuperação do pulmão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp