Geral

Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje

Imagem Campanha de vacinação contra a gripe começa hoje
A vacina será aplicada também em crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, grávidas  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 25/04/2011, às 05h43   Fidelis Tavares


FacebookTwitterWhatsApp

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (25) e tem como meta a imunização de 23,8 milhões de pessoas. A partir deste ano, além de idosos e indígenas, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, grávidas e profissionais de saúde também serão vacinados.

A vacina protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da influenza A (H1N1) – gripe suína. No caso das crianças, a vacina é aplicada em duas etapas. Na primeira vez, é aplicada meia dose. No mês seguinte, os pais devem voltar ao posto de saúde para que seja aplicada mais meia dose na criança.

A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo. Quem apresenta deficiência na produção de anticorpos, deve consultar antes um médico. Estudos indicam que a vacina contra gripe reduz em até 45% as internações por pneumonia na população com mais de 60 anos de idade.

O Ministério da Saúde distribuiu 33 milhões de doses para estados e municípios, a maior parte para a Região Sudeste, 14,3 milhões. No dia 30 de abril, um sábado, será o dia nacional de mobilização quando os 65 mil postos de saúde do país ficarão abertos durante todo o dia para vacinar a população. A campanha segue até o dia 13 de maio.

Na Bahia - A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) preparou 1,9 milhão de  doses para imunizar a população contra três tipos da gripe influenza:  tipo A e tipo B (vírus mais comuns) e a H1N1 (com forte disseminação em 2010. As vacinas estão distribuídas nas  unidades básicas de saúde, ambulatórios e nos postos fixos de vacinação  que somam  3.100 espalhados nos 417 municípios do Estado.

A campanha continuará, mesmo depois do dia 30 de abril e vai até 13 de maio. Consulte a relação dos locais de vacinação em Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp