Geral

Horário de verão

Imagem Horário de verão
A partir do próximo domingo os relógios deverão ser adiantados  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/10/2010, às 22h10   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Para os baianos as mudanças são mínimas

O horário de verão começará à 0h deste domingo (17). Os moradores das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste deverão adiantar o relógio em uma hora. Os demais estados não terão o horário alterado. A medida ficará em vigor até 20 de fevereiro de 2011.

Instituído pela primeira vez no Brasil no governo do então presidente Getúlio Vargas, o horário entrou em vigor na década de 30. Mas somente a partir de 1985 passou a ocorrer todos os anos.

A mudança tem por objetivo a redução dos gastos de energia. Com isso há um melhor aproveitamento da luz natural que implica em uma diminuição considerável no consumo de eletricidade.

No ano de 2004 a Bahia deixou de ter horário de verão . Dois anos após essa decisão, todo o Nordeste aderiu à medida. A iniciativa foi tomada com base em estudos que apontaram uma queda no consumo de energia elétrica menor na região.

Sobre isso, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) também ressaltou que embora a Bahia concentre o maior número de indústrias na região, o ganho médio que vinha sendo obtido com a mudança era de apenas 0,5%.

Entretanto, de acordo com informações do Ministério de Minas e Energia, em 2010 houve uma redução de 5% da demanda de energia, em todas as regiões nas quais foi aplicado o horário de verão.

A direção do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), afirma que a expectativa para este ano é que haja uma redução de cerca de 2,5 mil megawatts no horário de pico.

Para os baianos o único impacto que as pessoas sentem é na programação das emissoras de televisão, que segue o horário oficial do Brasil adotado pelo Distrito Federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp