Salvador

Impasse com lojistas deixa indefinido se haverá feriado no Dia dos Comerciários

Divulgação
Sindilojas e Fecomércio afirmam que não haverá feriado na data  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/10/2019, às 20h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Terminou sem acordo a reunião que aconteceu nesta quarta-feira (16) para definir se será estabelecido feriado no Dia dos Comerciários, comemorado na próxima segunda-feira (21). 

Procurado pelo BNews, o presidente do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Paulo Motta, negou que houve reunião e afirmou que o comércio funcionará normalmente na próxima segunda-feira (21).

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) também enviou um comunicado à imprensa alertando que não haverá feriado na capital baiana, já que a Lei Federal nº 12.790/2013 estabeleceu o dia 30 de outubro como "Dia dos Comerciários", sem instituir feriado na data.

Segundo o órgão, a suspensão do dia de trabalho deveria ser acordada em convenção coletiva, o que não aconteceu, com exceção das lojas de departamentos e supermercados, que devem suspender as atividades.

Já presidente do Sindicato dos Comerciários, Renato Ezequiel, é contra o posicionamento do Sindilojas e da Fecomércio, dizendo que a decisão de acabar com o feriado é “intransigente”.

“É o nosso feriado, celebrado há mais de 40 anos e definido em acordos com as entidades patronais. Essa atitude do Sindicato dos Lojistas, de não assinar a Convenção Coletiva, representa grandes prejuízos para a economia da cidade, os trabalhadores e o próprio comércio”, diz o comunicado oficial.

Uma nova reunião para definir a situação foi marcada para a próxima sexta-feira (18), desta vez, com a participação do Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp