Geral

Tudo travado: 5 mil pessoas do MST seguem sentido Salvador no Abril Vermelho

Imagem Tudo travado: 5 mil pessoas do MST seguem sentido Salvador no Abril Vermelho
Marcha deixa na manhã o Ginásio de Esportes da RMS  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/04/2013, às 06h49   Caroline Gois (twitter: @goiscarol) e Alessandro Isabel (@alesandroisabel)



Cerca de cinco mil pessoas do Movimento do Sem Terra (MST) marcham, na manhã desta quinta-feira (11) sentido Estrada do Coco - Salvador. Na quarta-feira (10), pela amanhã, um grupo já havia ocupado o ginásio de Esportes da cidade de Lauro de Freitas. Lá, por volta das 11h, outra parte dos manifestantes - cerca de 4 mil pessoas, também foram para o espaço organizar a grande marcha que marca o Abril Vermelho em todo país.



Milhares de militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) iniciaram ontem a jornada do Abril Vermelho em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Crianças, idosos e mulheres fazem parte do grupo que marchou os primeiros 17 quilômetros entre o centro de Camaçari e a área do Clube Candeias, na Cascalheiras, próximo ao pedágio no Litoral Norte. Essa foi a primeira das três paradas programadas pelo grupo que ruma em direção ao Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.


Segundo Elizabeth Rocha Sousa, liderança nacional do MST, a luta não é apenas por terra, “é pela democratização e por justiça social”, afirma. Ela explica que a mobilização nacional tem por finalidade chamar atenção dos governos federal e estadual para a situação de milhares de família que vem sofrendo com a seca e o reordenamento da divisão de terrenos no país. “São muitos com nada e poucos com muito”.

De acordo com o cronograma da coordenação do MST na Bahia, amanhã (10) as famílias saem da Cascalheira e seguem em direção a Lauro de Freitas, onde irão acampar. Na quinta-feira (11), eles marcham em direção a capital, onde irão montar um assentamento em frente a governadoria. Lá eles irão tentar uma reunião com o governador Jaques Wagner.

Pedido do prefeito
O prefeito ACM Neto fez hoje (10) um apelo à Polícia Militar para garantir o ordenamento da cidade de modo a evitar possíveis transtornos à população em decorrência da marcha programada pelo MST para ocorrer nesta quinta-feira (11), prevista para começar às 8h, na Avenida Luis Viana Filho, a Paralela.

O prefeito está preocupado com os efeitos do movimento na rotina da cidade, sobretudo no trânsito, já que milhares de pessoas que trafegam pela via podem ser prejudicadas em função do horário de pico.

A Transalvador já alertou a população sobre a manifestação e estará presente para amenizar os efeitos do movimento sobre o trânsito na região. 


História

Vale lembrar, que o Abril Vermelho lembra o massacre de Eldorado dos Carajás no dia 17 de abril de 1996. Na época, 19 integrantes do MST foram mortos pela polícia militar do Pará. Na Bahia, o movimento cobra rapidez na reforma agrária e auxílio nos assentamentos consolidados. A entidade cobra também celeridade na apuração do assassinato do dirigente estadual do MST, Fábio Santos Silva, por pistoleiros na semana passada em Iguaí.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp