Geral

Seca provoca morte de um milhão de bois na Bahia

Reprodução
28% do rebanho do estado se concentra no semiárido   |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 28/04/2013, às 11h18   Redação Bocão News (Twitter @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A pior seca dos últimos 80 anos já matou um milhão de bois na Bahia. O número é estimado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado. Dos 11,5 milhões, 72% estão concentrados no Extremo Sul, Sul e Oeste baiano. Já no semiárido são 28%.

A estimativa é que apenas o rebanho perdido nos últimos três anos causou um prejuízo aos produtores baianos de R$ 800 milhões. Com a morte dos animais, a produção de leite foi afetada, com queda avaliada em 70% na região chegando a 100% em algumas regiões.

De acordo com o secretário de Agricultura, Eduardo Salles, que afirmou que o governo ampliou de 5 para 22 o número de armazéns da Conab para venda de milho subsidiado na Bahia para tentar minimizar o problema - a quantidade de animais que morreram em decorrência da estiagem é 320 mil, mas deve chegar a 500 mil.

E apesar das chuvas dos últimos meses na Bahia, 236 municípios do estado continuam em situação de emergência por causa da seca. Os prejuízos chegam a afetar a cesta básica na capital, considerada a segunda maior alta acumulada do país, nos últimos 12 meses, de acordo com o Dieese.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp