Cidades

Pedro Alexandre possui mais de 30 barragens como a do Quati, explica prefeito

Vagner Souza/ BNews
A região possui dezenas de barragens administradas por associações de moradores  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ BNews

Publicado em 14/07/2019, às 11h00   Diego Vieira*


FacebookTwitterWhatsApp

Na última quinta-feira (11), os moradores da cidade de Pedro Alexandre, a cerca de 435 quilômetros de Salvador, foram surpreendidos pelo rompimento parcial de uma barragem, que fica na zona rural do Quati. Apesar de ter ocorrido em Pedro Alexandre, o local mais afetado pelo acidente foi o município vizinho, Coronel João Sá.

A região possui dezenas de barragens administradas por associações de moradores. De acordo com o prefeito de Pedro Alexandre, Pedro Gomes (PSD), 42 barragens foram instaladas na cidade em 2000, no entanto, 80% delas contimuam em funcionamento. Segundo o gestor, após o rompimento da barragem do Quati, a prefeitura retirou os moradores de áreas próximas ao equipamento.

"O município vem tomando todas as medidas. Primeiramente evacuamos as famílias que poderiam ser prejudicadas de alguma forma.Graças a Deus não tivemos nenhum problema, ninguém faleceu. A não ser as plantações que foram atingidas", disse.

Ao todo, cerca de 150 familias foram retiradas de suas casas, no entanto, muitas delas já retornaram. "Algumas famílias que moram lá no Quati já retornaram para as suas casas. Já aqui na sede algumas famílias ainda estão em um prédio escolar do município", explicou o prefeito.

O governador do estado, Rui Costa (PT), viajou ao município neste domingo (14). Mais tarde, visitará Coronel João Sá, também afetado pelas consequências do rompimento.

*O repórter faz cobertura direto das cidades de Pedro Alexandre e Coronel João Sá.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp