Cidades

"Está sob controle", assegura comandante do Corpo de Bombeiros sobre situação de barragens

Vagner Souza/BNews
Na última quinta-feira (11), a barragem de Quati rompeu parcialmente  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 14/07/2019, às 11h39   Diego Vieira*


FacebookTwitterWhatsApp

O Corpo de Bombeiros continuou, neste domingo (14), as vistorias nas barragens que ficam em áreas próximas das cidades de Pedro Alexandre e Coronel João Sá, na região nordeste da Bahia. Na última quinta-feira (11), o rompimento parcial da barragem do Quati atingiu, principalmente, os moradores do município de Coronel João Sá. Mais de 500 famílias foram afetadas pelo acidente.

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Telles, a corporação tem feito intervenções em todas as barragens para evitar que o nível da água volte a subir. "Estamos desde o primeiro momento fazendo a vistoria e monitoramento de todas as barragens da região. Além disso, nós temos feito aberturas e até o estreitamento dos vertedouros, porque ao mesmo tempo que temos que fazer com que o fluxo da água do rio do Peixe não tenha problemas, nós também temos a ideia do dia seguinte. Não podemos deixar que a água inverta completamente para depois desse momento de crise, a região não fique sem água", explicou.

O coronel ainda assegurou que após as vistorias e trabalhos realizados nas barragens é possível afirmar que a situação está sob controle. "Nós não temos nesse momento nenhum indicativo de que haja problema imediato nas barragens. Após a crise, o Estado já recomendou para que possam tomar as medidas necessárias para garantir a continuidade do funcionamento dessas barragens em condições de normalidade".

*O repórter faz cobertura direto das cidades de Pedro Alexandre e Coronel João Sá.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp