Justiça

Promotores reclamam de discriminação do TJ-BA

Imagem Promotores reclamam de discriminação do TJ-BA
Determinação força representantes do MP-BA a dividirem elevador com criminosos  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/09/2011, às 08h42   Daniel Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Três promotores públicos do estado procuraram o Bocão News para denunciar o que classificam como “ato de descriminação” do Tribunal de Justiça da Bahia. De acordo com os integrantes do Ministério Público (MP-BA), que pediram anonimato com medo de represálias, a administração do Fórum Criminal, em Sussuarana, baixou determinação que concedeu aos juízes exclusividade na utilização de um dos elevadores do prédio.

A restrição faz com que promotores e defensores públicos sejam obrigados a dividir outros dois equipamentos com criminosos e familiares de réus. “Com essa nova determinação, estamos completamente vulneráveis. Muitas vezes ficamos lado a lado com pessoas que ajudamos a condenar. Eles priorizaram a segurança dos magistrados e nos colocaram num fogo cruzado. Eu, muitas vezes, prefiro subir de escada”, revelou uma das fontes.

A situação foi levada à Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (AMPEB). A presidente da entidade, Norma Angélica Reis Cavalcanti, prepara representação ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Não podemos aceitar isso. Já encaminhados o assunto ao procurador-geral e a presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Como nada foi feito até agora, em breve vamos acionar o CNJ”.

No início da tarde desta segunda (26), a reportagem tentou ouvir a presidente do TJ-BA, mas foi informada que a desembargadora Telma Britto não estava na Casa. Então, foi feito contato com a assessoria de imprensa do Tribunal, que reconheceu o problema e solicitou que a demanda fosse encaminhada por e-mail. Segue resposta na íntegra: “A associação do MP - AMPEB esteve com a Presidente do TJ, na última semana e saíram da audiência satisfeitos com o resultado. Tal assertiva foi da própria presidente da associação. Ademais desde o início existe um elevador reservado para uso exclusivo dos Promotores de Justiça Defensores Públicos e Advogados”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp