Justiça

Raquel Dodge pede arquivamento de inquérito aberto pelo STF contra críticos

Reprodução
Ela também destaca a importância da separação das funções no Poder Judiciário, para preservar o motivo de existência da Justiça  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 16/04/2019, às 16h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu o imediato arquivamento do inquérito 4781, aberto pelo ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), para investigar "ataques e fake news contra a Corte". Na decisão, segundo o Correio Braziliense, Dodge destaca que os autos ainda não chegaram no Ministério Público, mas decidiu arquivar para "preservar o sistema jurídico".
Ela também destaca a importância da separação das funções no Poder Judiciário, para preservar o motivo de existência da Justiça. “O sistema penal acusatório é uma conquista antiga das principais nações civilizadas, foi adotado no Brasil há apenas trinta anos, em outros países de nossa região há menos tempo e muitos países almejam esta melhoriajurídica. Desta conquista histórica não podemos abrir mão, porque ela fortalece a justiça penal”, destaca Dodge em um dos trechos da manifestação.
O arquivamento ocorre após o ministro Alexandre de Moraes determinar a retirada do ar de uma reportagem que cita e-mails enviados por Marcelo Odebrecht onde ele cita, com outros executivos da Odebrecht, o apelido "O amigo do amigo de meu pai", que faz referência a Dias Toffoli.
Em mensagem publicada, nesta terça-feira (16/4), no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro comentou o assunto pela primeira vez. "Acredito no Brasil e em suas instituições e respeito a autonomia dos poderes, como escrito em nossa Constituição. São princípios indispensáveis para uma democracia. Dito isso, minha posição sempre será favorável à liberdade de expressão, direito legítimo e inviolável", escreveu Bolsonaro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp