Meio Ambiente

Água barrenta em lagoa do Alphaville chama a atenção de moradores

Leitor BNews
Eles suspeitam que a alteração foi provocada por construção ou descarte de entulhos de forma incorreta  |   Bnews - Divulgação Leitor BNews

Publicado em 19/09/2020, às 21h15   Brenda Viana


FacebookTwitterWhatsApp

O baixo volume e a coloração barrenta da água chamaram a atenção de moradores para o estado de conservação de uma lagoa que fica entre condomínios em Alphaville I, na Avenida Paralela, em Salvador. 

Em fotos enviadas ao BNews neste sábado (19), eles apontam para o aspecto irregular da lagoa e suspeitam que a mudança esteja acontecendo por causa de alguma construção ou descarte de entulhos de forma incorreta, ou até dejetos. 

A lagoa faz integração com a bacia hidrográfica do Passa Vaca, que nasce no bairro de São Rafael, corta a Avenida Paralela, atravessa toda Patamares e deságua no Rio Jaguaribe e, segundo moradores, o que está acontecendo pode ser um possível crime ambiental. 

Em 2014, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), divulgou um diagnóstico de qualidade ambiental dos rios de Salvador, onde explica que o Passa Vaca possuía um trecho de boa qualidade, ainda mais por ser próximo de condomínios de alto padrão. Porém, não é o que se vê nas imagens.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) explicou que irá encaminhar a situação para a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) para checar a mudança da coloração da água da lagoa. 

“Nesta quinta-feira (17), fiscais da Sedur realizaram uma vistoria e não foi constatada nenhuma irregularidade na obra em andamento próximo ao local. A construção é regular e possui todas as licenças necessárias” afirmou a Sedur, em nota.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp