Meio Ambiente

Pescadores de Colônia em Bom Jesus acusam Petrobras de desordem

Imagem Pescadores de Colônia em Bom Jesus acusam Petrobras de desordem
Presidente do grupo diz que a empresa tem destruído o material e condições de trabalho dos profissionais  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/01/2013, às 09h57   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A construção da plataforma marítima da Petrobras, Terminal de Regaseificação GNL, na Ponta de Nossa Senhora, na Ilha dos Frades, tem incomodado os pescadores e marisqueiras da Colônia Z3, na ilha de Bom Jesus dos Passos, na Ilha dos Frades.

Segundo o presidente da Colônia, Antonio Jorge Teixeira, uma manifestação será realizada para abrir o diálogo entre os trabalhadores e a Petrobras. “Os barcos que trabalham na obra trafegam em alta velocidade, passam e viram os menores, levantam ondas que atrapalham o trabalho das marisqueiras, principalmente as que trabalham à noite”, contou. “Teve gente que perdeu rede e todos os apetrechos de pesca porque eles não respeitam nada nem ninguém”, disse Teixeira dos Santos, que acusa a empresa de intransigência. “A Petrobras não quer ouvir ninguém, fez audiências onde nenhum pescador concordou com os termos.

Ninguém assinou a ata de reunião, mas mesmo assim eles estão construindo o terminal, acabando com tudo, sem oferecer nenhum programa que garanta a sustentabilidade das atividades dos pescadores e marisqueiras”, denunciou. “Queremos que eles façam um programa de sustentabilidade para as atividades da pesca artesanal e ofereçam contrapartidas para requalificação e melhorias para as ilhas de Bom Jesus dos Passos, Frades e Maré”, finaliza.

A manifestação, que pretende reunir 200 embarcações, será na próxima segunda (14), a partir das 7h, na Ponta de Nossa Senhora, na Ilha dos Frades, onde está sendo construída a plataforma.

Ainda segundo Teixeira, já foi feito contato com a Capitania dos Portos e com o Inema. “Não vamos ficar sentados esperando o fim de tudo. Vamos nos mobilizar e exigir diálogo aberto, franco e as contrapartidas da empresa”, assegura.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp