Mundo

Porta-voz do Talibã afirma que grupo respeitará os direitos das mulheres garantidos pela lei islâmica

Pixabay
Comunicado foi feito na primeira entrevista coletiva feita pelo Talibã desde que eles tomaram o poder no Afeganistão, no último domingo (15)  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 17/08/2021, às 17h23   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, disse nesta terça-feira (17) que o grupo vai seguir com os direitos das mulheres que são garantidos pela lei islâmica. O comunicado foi feito na primeira entrevista coletiva feita pelo Talibã desde que eles tomaram o poder no Afeganistão, no último domingo (15). 

Quando o grupo extremista esteve no poder, na década de 1990, as mulheres foram afetadas de forma severa e tiveram seus direitos e liberdades muito reduzidos. Em contrapartida, no governo atual, o porta-voz do Talibã afirmou que as mulheres poderão trabalhar. Segundo o G1, Zabihullah Mujahid disse que "vamos esperar a formação do governo e os decretos de lei, e então podemos ver como serão as leis e regulamentações", disse quando foi questionado sobre se as mulheres poderiam exercer a profissão de jornalista. 

Além disso, o porta-voz do grupo extremista acrescentou que tem o intuito de que a mídia “continue independente”, apesar de ter ressaltado que os jornalistas não podem trabalhar “contra os valores islâmicos”. 

Sobre as novas leis que poderão ser impostas com o novo governo, o porta-voz afirmou que esse tópico ainda está sendo trabalhado pelo grupo. Ainda de acordo com o G1, Mujahid afirmou que o país não vai permitir a utilização de narcóticos. 

 "Todas as fronteiras estão sob nosso controle. Não vai haver tráfico de armas. Todas as armas usadas nos confrontos serão registradas", disse ele. “O país quer ter boas relações com todos, reaquecer a economia e garantir que haja prosperidade na saída da crise", completou. 

Leia mais:

Talibã manda parar vacinação contra Covid-19 no Afeganistão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp