Política

Polícia Federal deflagra nova fase da Operação Zelotes

Publicado em 26/10/2015, às 07h43   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (26), mais uma fase da Operação Zelotes, que investiga um esquema de pagamento de propina a integrantes do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), vinculado ao Ministério da Fazenda.

No total, 33 mandados judiciais - seis de prisão preventiva, 18 de busca e apreensão e nove de condução coercitiva em Brasília, São Paulo, no Piauí e no Maranhão.

Entre os presos está Alexandre Paes dos Santos, apontado como lobista que intermediava contatos entre empresas e conselheiros do Carf. A etapa desta segunda mira um grupo de empresas que, além de tentarem interferir nos julgamentos do conselho, atuavam negociando incentivos fiscais para o setor automotivo. A investigação indica suspeitas de tráfico de influência, extorsão, e corrupção de agentes públicos, com o objetivo de aprovar alterações na legislação benéficas a essas empresas.

A operação investiga processos que somam R$ 19 bilhões. Segundo a Polícia Federal, esse é um dos maiores esquemas de sonegação fiscal já descobertos. Suspeita-se que três quadrilhas operavam dentro do colegiado e causaram um prejuízo de pelo menos R$ 6 bilhões aos cofres públicos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp