Polícia

Abandonada primeira embarcação do Rio São Franscisco

Imagem Abandonada primeira embarcação do Rio São Franscisco
O vapor Saldanha Marinho fez parte do progresso das cidades   |   Bnews - Divulgação

Publicado em 27/04/2011, às 20h30   G1


FacebookTwitterWhatsApp


A primeira embarcação a navegar no Rio São Francisco, no norte da Bahia, está abandonada e sendo destruída por vândalos e pela falta de manutenção. A denúncia sobre o descaso foi,divulgada, na tarde desta quarta-feira (27) no Portal G1.

Mais conhecida como vapor Saldanha Marinho, a embarcação transportava cargas e fez parte do progresso das cidades ribeirinhas da região.

Na década de 70, o vapor parou de navegar e ficou ancorado definitivamente, mas não na água, e sim em terra firme. A embarcação se transformou em monumento instalado em uma praça no centro da cidade de Juazeiro e em 2007 mudou de lugar. Foi construído o memorial do “Velho Chico” e, desde então, o vaporzinho está na orla nova de Juazeiro. Mas a situação atual do ponto turístico não é boa.

A embarcação centenária foi construída nos Estados Unidos e durante décadas navegou pelo Rio São Francisco, entre Pirapora, em Minas Gerais, e Juazeiro. Agora, o “vaporzinho” está completamente abandonado.

As lâmpadas estão quebradas e a fiação elétrica está exposta. As paredes estão pichadas e a ferrugem está corroendo a estrutura metálica. Uma parte do assoalho de metal não existe mais, colocando em risco as pessoas que visitam o vaporzinho. Quem conheceu o monumento bem conservado, se surpreende com o abandono do mais conhecido ponto turístico.

Em setembro de 2010, o Secretário de Infraestrutura de Juazeiro, Ailton Candeias, disse que um projeto de restauração estava previsto para ser realizado em 30 dias, mas até o momento, nenhuma obra foi feita. De acordo com o Secretário de Serviços Públicos da cidade, com a mudança administrativa, o projeto foi adiado porque outras áreas precisavam de obras emergenciais.

Foto: Reprodução/TV Bahia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp